Sobre a Revista

A Revista Brasileira de Cancerologia (RBC) representa um marco na editoração científica nas áreas do controle do câncer no país. Em 1941, o Decreto que criou o Serviço Nacional de Câncer previa também a criação de uma revista científica de cancerologia, com vistas a difundir os conhecimentos específicos do Serviço. Em setembro de 1947, foi lançado o primeiro número da RBC para divulgar, à comunidade científica, o campo da cancerologia por meio de artigos e relatos de casos clínicos.

A Revista permanece incentivando a pluralidade de temas, ideias e abordagens metodológicas. Nas últimas décadas, procurou incorporar tanto o desenvolvimento das ações de detecção precoce do câncer, o aprimoramento do tratamento e a ampliação da oferta de cuidados paliativos, como as estratégias de prevenção dos fatores de risco (comportamentais, ambientais e ocupacionais) e as pesquisas básica, clínica, translacional e populacional.

Em sintonia com os avanços feitos pelo movimento conhecido como Ciência Aberta, a RBC vem implementando práticas para se alinhar a ela, como passar a aceitar a submissão de artigos publicados em preprint. Está incentivando também que os autores compartilhem em repositórios reconhecidos os dados primários, códigos e outros materiais subjacentes ao artigo submetido.

A partir de 2021, os editores responsáveis pela avaliação do manuscrito publicado passaram a ser identificados. Em 2022, foi dada aos pareceristas a opção de manter a modalidade de revisão duplo-cega, ou abrir sua identidade aos autores. Em seguida, será iniciado um processo que visa à divulgação dos pareceres dos artigos aprovados, com ou sem identificação dos pareceristas.

On-line desde 1997, a RBC está disponível no site do INCA, no portal da Capes e na Biblioteca Virtual em Saúde Prevenção e Controle de Câncer, tendo encerrado a publicação impressa em 2019. A partir do número 68.2, em 2018, a publicação passou a ser totalmente bilíngue.

A RBC deixou de ser impressa em 2019.

ISSN on-line: 2176-9745
Prefixo DOI: 10.32635

__________________________________________________________________________________________________

Qualis 2019 (provisório): B2

Qualis 2013-2016:

B3 - Enfermagem

B4 - Ciências Ambientais / Educação Física / Ensino / Interdisciplinar / Odontologia / Saúde Coletiva

B5 – Farmácia / História / Matemática / Probabilidade e Estatística / Medicina III / Serviço Social

C - Ciências Biológicas I, II e III / Medicina I e II / Nutrição

Edição Atual

v. 68 n. 4 (2022): out./nov./dez.
					Visualizar v. 68 n. 4 (2022): out./nov./dez.
Publicado: 2022-09-13

ARTIGO ORIGINAL

REVISÃO DE LITERATURA

Ver Todas as Edições