Sobre a Revista

 

A Revista Brasileira de Cancerologia (RBC) representa um marco na editoração científica nas áreas do controle do câncer no país. Em 1941, o Decreto que criou o Serviço Nacional de Câncer previa também a criação de uma revista científica de cancerologia, com vistas a difundir os conhecimentos específicos do Serviço. Em setembro de 1947, foi lançado o primeiro número da RBC para divulgar, à comunidade científica, o campo da cancerologia por meio de artigos e relatos de casos clínicos.

A Revista permanece incentivando a pluralidade de temas, ideias e abordagens metodológicas. Nas últimas décadas, procurou incorporar tanto o desenvolvimento das ações de detecção precoce do câncer, o aprimoramento do tratamento e a ampliação da oferta de cuidados paliativos, como as estratégias de prevenção dos fatores de risco (comportamentais, ambientais e ocupacionais) e as pesquisas básica, clínica, translacional e populacional.

Em sintonia com os avanços feitos pelo movimento conhecido como Ciência Aberta, a RBC implementou práticas para se alinhar a ela, passando a aceitar a submissão de artigos publicados em preprint e incentivando os autores a compartilharem em repositórios reconhecidos os dados primários, códigos e outros materiais subjacentes ao artigo submetido.

A partir de 2021, os editores responsáveis pela avaliação do manuscrito publicado passaram a ser identificados. Atualmente, é dada aos pareceristas e aos autores a opção de manter a modalidade de revisão duplo-anônima, ou abrir sua identidade. Está em andamento o processo que visa à divulgação dos pareceres dos artigos aprovados, com ou sem identificação dos pareceristas.

On-line desde 1997, a RBC está disponível no site do INCA, no portal da Capes e na Biblioteca Virtual em Saúde Prevenção e Controle de Câncer, tendo encerrado a publicação impressa em 2019. Todo o acervo impresso (ou físico) foi digitalizado e disponibilizado no site. A partir do número 64.2, em 2018, a RBC passou a ser totalmente bilíngue e, no ano de 2023, trilíngue.

ISSN on-line: 2176-9745
Prefixo DOI: 10.32635

__________________________________________________________________________________________________

Qualis 2017-2020: B3

Edição Atual

v. 70 n. 1 (2024): jan./fev./mar.
					Visualizar v. 70 n. 1 (2024): jan./fev./mar.
Publicado: 2023-12-22

ARTIGO ORIGINAL

REVISÃO DE LITERATURA

ARTIGOS DE OPINIÃO

Ver Todas as Edições