A Revista Brasileira de Cancerologia (RBC) representa um marco na editoração científica nas áreas do controle do câncer no país. Em 1941, o Decreto que criou o Serviço Nacional de Câncer previa também a criação de uma revista científica de cancerologia, com vistas a difundir os conhecimentos específicos do Serviço. Em setembro de 1947, foi lançado o primeiro número da RBC para divulgar, à comunidade científica, o campo da cancerologia por meio de artigos e relatos de casos clínicos.

A Revista permanece incentivando a pluralidade de temas, ideias e abordagens metodológicas. Nas últimas décadas, procurou incorporar tanto o desenvolvimento das ações de detecção precoce do câncer, o aprimoramento do tratamento e a ampliação da oferta de cuidados paliativos, como as estratégias de prevenção dos fatores de risco (comportamentais, ambientais e ocupacionais) e as pesquisas básica, clínica, translacional e populacional.

On-line desde 1997, a RBC está disponível no site do INCA, no portal da Capes e na Biblioteca Virtual em Saúde Prevenção e Controle de Câncer.

Em 2020, em razão da pandemia da doença pelo coronavírus 2019 (coronavirus disease 2019 - Covid-19) e da urgência em publicar documentos e artigos sobre esse tema, a equipe editorial da Revista criou a seção Temas Atuais. Nela, são publicados: Notas Técnicas, Orientações, Diretrizes, Recomendações, Reflexões, Comunicações Breves, Artigos de Opinião, Revisões da Literatura, Cartas ao Editor etc., que possuem relevância para os Setores/Profissionais da Saúde.