Reconstrução Mamária em Pacientes Oncológicos durante a Pandemia da Covid-19

  • Frederico Lucas Médico Cirurgião Plástico. Mestre em Ciências Cirúrgicas. Serviço de Cirurgia Plástica do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Anke Bergmann Pesquisadora. Doutora em Ciências da Saúde. Programa de Epidemiologia Clínica do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Marcelo Bello Médico Mastologista. Doutor em Oncologia. Hospital do Câncer III (HC III)/Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Fabiana Tonellotto Médica Mastologista. Mestre em Oncologia. HCIII/Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Brasil Caiado Neto Médico Cirurgião Plástico. Serviço de Cirurgia Plástica do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
Palavras-chave: Mamoplastia, Oncologia, Vírus da SARS, Pandemias, Brasil

Resumo

A pandemia provocada pelo COVID-19 trouxe inúmeras mudanças na sociedade afetando os serviços de saúde, tanto pela demanda não prevista para o atendimento, quanto pela necessidade de instituir e manter o tratamento regular de diversas condições de saúde. É necessário discutir os benefícios de iniciar, manter ou suspender o tratamento do câncer de mama durante a pandemia. Esse artigo tem como objetivo descrever as recomendações para abordagem das pacientes que necessitam de tratamento cirúrgico para o câncer de mama com reconstrução mamária no Hospital do Câncer III do Instituto Nacional de Câncer José Gomes de Alencar, no período de pandemia do Sars-CoV-2/Covid-19. Em um cenário de grande demanda e dificuldades de diagnóstico e acesso, o retardo de um procedimento previsto pode fazer a diferença para o desfecho final. Toda a equipe multidisciplinar deve estar informada dos cuidados necessários e participar de todos as etapas do atendimento. O fornecimento de informação e compartilhamento na tomada de decisões são fundamentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-04-29
Como Citar
1.
Lucas F, Bergmann A, Bello M, Tonellotto F, Caiado Neto B. Reconstrução Mamária em Pacientes Oncológicos durante a Pandemia da Covid-19. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 29º de abril de 2020 [citado 5º de agosto de 2021];66(TemaAtual):e-1004. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/revista/index.php/revista/article/view/1004