Medidas de Prevenção e Manejo Adequado do Paciente Oncológico em Tempos de Covid-19

  • Adriana Barbosa Rodrigues Pós-graduação em Gestão Pública. Acadêmica de Odontologia. Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Montes Claros (MG), Brasil.
  • Anderson Alves Vieira Graduação em Educação Física. Acadêmico de Odontologia. Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Montes Claros (MG), Brasil.
  • Stephany Gabrielle Chaves Santos Acadêmica de Odontologia. Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Montes Claros (MG), Brasil.
Palavras-chave: Neoplasias/prevenção & controle, Infecções por Coronavírus, Prevenção de Doenças

Resumo

Introdução: Pacientes com câncer têm maior possibilidade de contrair a doença pelo coronavírus 2019 (Covid-19) em razão da fragilidade que a doença e seu respectivo tratamento trazem. A medida mais importante durante a pandemia é a prevenção contra a síndrome respiratória aguda grave do coronavírus 2 (Sars-CoV-2), a fim de não interromper o tratamento do câncer ou piorar o prognóstico desses pacientes. Objetivo: Evidenciar conhecimentos que contribuam para o fortalecimento de ações de prevenção à Covid-19 e manejo adequado do paciente com câncer em tempo de pandemia. Método: Revisão integrativa da literatura com busca nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde e do Google Scholar. Foram cruzados com o operador booleano and e os descritores em português e inglês, “neoplasias”, “prevenção de doenças”, “coronavírus” e “pandemias”. Critérios de inclusão: artigos completos, publicados e disponíveis na íntegra. Critério de exclusão: a não pertinência ao tema e não possuir acesso gratuito. Foram identificadas 26 publicações e selecionaram-se, ao final, 17. Resultados: A maioria das publicações detectou que, entre as medidas de prevenção, destacam-se ficar em casa, higienização das mãos e objetos, e disseminação de conhecimento sobre como prevenir a Covid-19. Além da limitação dos pacientes em ambientes hospitalares, modificação das modalidades de tratamento para que se reduza a probabilidade de mielossupressão e adiamento da intervenção cirúrgica para tumores benignos. Conclusão: A adoção de medidas e manejos específicos a pacientes oncológicos reduzem a possibilidade de infecção pelo Sars-CoV-2, por meio de práticas como medidas de higiene e proteção individuais, evitar aglomerações, medicina remota, tratamentos alternativos e postergar intervenções cirúrgicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-07-24
Como Citar
1.
Barbosa Rodrigues A, Alves Vieira A, Gabrielle Chaves Santos S. Medidas de Prevenção e Manejo Adequado do Paciente Oncológico em Tempos de Covid-19. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 24º de julho de 2020 [citado 5º de agosto de 2021];66(TemaAtual):e-1125. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/revista/index.php/revista/article/view/1125