A Cultura de Segurança no Cuidado Paliativo Oncológico durante a Pandemia de Covid-19

  • Nair Caroline Cavalcanti de Mendonça Bittencourt Enfermeira. Mestranda da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ). Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital do Câncer (HC IV). Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Maria das Graças Gazel de Souza Enfermeira. Doutora pela Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital do Câncer (HC IV). Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Regina Bokehi Nigri Médica. Mestranda do Centro de Ciências Biológicas da Saúde da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital do Câncer (HC IV). Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Vanessa Gomes da Silva Enfermeira. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do Instituto Oswaldo Cruz, Ensino de Biociências em Saúde. Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital do Câncer (HC IV). Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
Palavras-chave: Saúde do Trabalhador, Gestão da Segurança, Acolhimento, Cuidados Paliativos/organização & administração, Pandemias

Resumo

Atualmente, o mundo vive um cenário de pandemia causada pela síndrome respiratória aguda grave do coronavírus 2 (severe acute respiratory syndrome coronavirus 2 – Sars-CoV-2), com impacto na economia, saúde pública e saúde mental de toda a sociedade, cujos profissionais de saúde trabalham para o enfrentamento da doença pelo coronavírus 2019 (coronavirus disease 2019 – Covid-19), arriscando suas vidas e vivenciando situações que geram desgastes físicos e psicológicos. A segurança é o primeiro passo para melhorar a qualidade da assistência prestada; contudo, para tal, é necessária a motivação intrínseca dos profissionais, lembrando que “Errar é humano, mas os erros podem ser evitados”.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-09-04
Como Citar
1.
Cavalcanti de Mendonça Bittencourt NC, Gazel de Souza M das G, Bokehi Nigri R, Gomes da Silva V. A Cultura de Segurança no Cuidado Paliativo Oncológico durante a Pandemia de Covid-19. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 4º de setembro de 2020 [citado 5º de agosto de 2021];66(TemaAtual):e-1146. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/revista/index.php/revista/article/view/1146