Qualidade em Enfermagem Oncológica e Saúde em Defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) em Tempos de Pandemia da Covid-19

  • Raquel de Souza Ramos Doutora em Enfermagem. Enfermeira do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) e do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Ana Paula Kelly de Almeida Tomaz Doutoranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ). Supervisora da Área de Ensino de Enfermagem do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) e do Hospital Geral de Bonsucesso. Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Margarida Maria Rocha Bernardes Pós-Doutora em Enfermagem. Professora do Corpo Permanente e Pesquisadora da Escola Superior de Guerra do Ministério da Defesa. Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Antonio Marcos Tosoli Gomes Pós-Doutor em Enfermagem. Professor-Titular da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Ronan dos Santos Mestre em Enfermagem. Enfermeiro do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Angela Coe Camargo da Silva Especialista em Enfermagem Oncológica. Enfermeira do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
Palavras-chave: Enfermagem em Saúde Pública, Cuidados de Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Infecções por Coronavirus, Pandemias

Resumo

Os profissionais de enfermagem representam o maior contingente de trabalhadores no campo da saúde. Segundo o Conselho Federal de Enfermagem, existem mais de dois milhões e 300 mil profissionais de enfermagem em atuação no país, portanto, são estes os trabalhadores que têm mais força para operacionalizar e defender esse sistema. Assim sendo, promover a qualidade em enfermagem significa blindar e fortalecer o SUS. De posse dessas reflexões, a Associação Brasileira de Enfermagem definiu a qualidade em enfermagem em defesa do SUS como temática da 81ª Semana Brasileira de Enfermagem com o objetivo de dialogar “com os desafios postos à Enfermagem por essa complexa crise sanitária em decorrência da pandemia global definida pela Organização Mundial da Saúde como emergência de saúde pública de importância internacional”. Seguindo essas diretrizes, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), em parceria interinstitucional, organizou um evento comemorativo a essa semana.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-08-26
Como Citar
1.
de Souza Ramos R, de Almeida Tomaz APK, Rocha Bernardes MM, Tosoli Gomes AM, dos Santos R, Coe Camargo da Silva A. Qualidade em Enfermagem Oncológica e Saúde em Defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) em Tempos de Pandemia da Covid-19. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 26º de agosto de 2020 [citado 5º de agosto de 2021];66(TemaAtual):e-1185. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/revista/index.php/revista/article/view/1185