Perfil Nutricional de Pacientes com Carcinoma Esofágico de um Hospital Público de Caxias do Sul

Autores

  • Lisandra Eifler Firme Universidade de Caxias do Sul. Caxias do Sul (RS), Brasil.
  • Carin Weirich Gallon Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, (RS), Brasil. Universidade de Caxias do Sul. Caxias do Sul (RS), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2010v56n4.1465

Palavras-chave:

Caquexia, Neoplasias Esofágicas, Desnutrição, Perfil de Saúde, Avaliação Nutricional

Resumo

O carcinoma esofágico e o terceiro em frequência entre os tumores do aparelho digestório, sendo mais comum no homem do que na mulher, na proporção 3:1. A desnutrição proteico-energética e comum em pacientes com carcinoma esofágico, sendo uma causa importante do aumento da morbi-mortalidade. Este estudo teve como objetivo avaliar o perfil nutricional de pacientes com carcinoma esofágico por meio da avaliação da restrição alimentar, do percentual de perda de peso e do estado nutricional. Trata-se de um estudo transversal analítico e descritivo conduzido em 20 pacientes oncológicos adultos de um hospital publico de Caxias do Sul, no qual foram utilizados os instrumentos: recorda tório de 24 horas, avaliação nutricional subjetiva global, percentual de perda de peso e questionário com dados demográficos do paciente. Os resultados encontrados mostraram um valor elevado (70,0%) de desnutridos moderados segundo a avaliação nutricional subjetiva global. A perda de peso ocorreu em 100,0% da amostra, alcançando uma mediana de 16,8% de perda de peso, a ingestão energética foi considerada baixa, apresentando um consumo médio de 18,53 kcal/kg/dia e, a ingestão de proteínas teve uma media de consumo de 0,8 g/kg/dia. Ressalta-se a importância de avaliar o perfil nutricional desses pacientes para, então, implementar ações que possam prevenir ou interromper a evolução da caquexia característica da doença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-12-31

Como Citar

1.
Firme LE, Gallon CW. Perfil Nutricional de Pacientes com Carcinoma Esofágico de um Hospital Público de Caxias do Sul. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 31º de dezembro de 2010 [citado 25º de abril de 2024];56(4):443-51. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1465

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL