Implantação do Tratamento do Tabagismo em Pernambuco a partir de 2013

Autores

  • Letícia Mirely Andrade de Oliveira Programa Multiprofissional em Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (FCM/UPE). Recife (PE), Brasil.
  • Emmanuelly Correia de Lemos Secretaria Estadual de Saúde (SES). Recife (PE), Brasil
  • Sandra Luzia Barbosa de Souza Secretaria Estadual de Saúde (SES). Recife (PE), Brasil.
  • Maria das Graças Galvão Maciel Secretaria Estadual de Saúde (SES). Recife (PE), Brasil.
  • Isabella Martins Barbosa da Silva Paes Secretaria Estadual de Saúde (SES). Recife (PE), Brasil.
  • Flávia Karina Wanderley dos Reis Secretaria Estadual de Saúde (SES). Recife (PE), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2017v63n1.150

Palavras-chave:

Tabagismo/prevenção & controle;, Tabagismo/terapia, Hábito de Fumar, Serviços de Saúde, Gestão em Saúde.

Resumo

Introdução: O tabagismo é uma causa de morte evitável e está associado à incidência de diversos cânceres. Implantar o tratamento do tabagismo contribui para o seu controle e de suas diversas consequências. Objetivo: Analisar a implantação, sob a perspectiva das ações de competência da gestão estadual, da rede de tratamento do tabagismo em Pernambuco a partir da Portaria 571/2013. Método: Estudo transversal, descritivo, de abordagem mista, com dados coletados no período de novembro a dezembro de 2016 na Gerência de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. Foi composto por duas etapas: a primeira, qualitativa, em que foram analisados os documentos da gestão estadual do Programa de Controle do Tabagismo, utilizou a análise documental. A segunda, quantitativa, utilizou informações provenientes do FormSusResultados: A análise documental destacou 26 atividades, sendo 12 atividades referentes ao monitoramento das ações de controle do tabagismo, oito referentes à gestão do programa e seis de educação permanente. No que diz respeito à análise quantitativa, foi observada a ampliação da oferta do tratamento do tabagismo na Atenção Básica, que concentrou a maior parte dos atendimentos. Conclusão: A análise destaca a importância das estratégias de educação permanente, de monitoramento e de mobilização social na implantação do tratamento do tabagismo no Estado de Pernambuco após a portaria 571/2013, todas contribuindo para ampliação da oferta de tratamento do tabagismo na Atenção Básica em Saúde do Estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-01-30

Como Citar

1.
de Oliveira LMA, de Lemos EC, de Souza SLB, Maciel M das GG, Paes IMB da S, dos Reis FKW. Implantação do Tratamento do Tabagismo em Pernambuco a partir de 2013. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de janeiro de 2019 [citado 23º de abril de 2024];63(1):13-20. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/150

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)