Cluster de Sintomas e Câncer na Pesquisa em Enfermagem: Revisão Sistemática

Autores

  • Samyra Fábregas Boeira Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Raphael Mendonça Guimarães Instituto de Estudos em Saúde Coletiva. Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Lorena da Rocha Acioli Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN)/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Marluci Andrade Conceição Stipp Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN). Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro (RJ), Brasil, Núcleo de Pesquisa Gestão em Saúde e Exercício Profissional em Enfermagem (GESPEn). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2014v60n4.462

Palavras-chave:

Enfermagem Oncológica, Pesquisa em Enfermagem, Sinais e Sintomas, Revisão

Resumo

Introdução: Nos últimos anos, o câncer tornou-se um problema de saúde publica mundial. O conceito de clusters de sintomas, estudo dos sintomas por padrões de sintoma agrupados por características em comum, tem se tornado importante na pesquisa em Enfermagem Oncológica e vem sendo usado em estudos sobre sintomatologia em cancer. Objetivo: Realizar revisão sistemática sobre o uso de clusters de sintomas na pratica de Enfermagem em Oncologia. Método: Foi realizado levantamento nas bases de dados MEDLINE, cujas chaves de busca foram “symptom cluster or symptom clusters”, “oncology or cancer” e “nursing”. Resultados: Os artigos selecionados apontam o crescimento de estudos sobre clusters de sintomas; e o papel fundamental da Enfermagem na avaliação e intervenção do impacto causado pelos clusters. Conclusão: A identificação de clusters vem, segundo os artigos, contribuindo no tratamento e na prática clínica. Portanto, a Enfermagem oncológica tem o papel fundamental em garantir que os clusters de sintomas sejam utilizados na gestão dos cuidados.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-12-31

Como Citar

1.
Fábregas Boeira S, Mendonça Guimarães R, da Rocha Acioli L, Andrade Conceição Stipp M. Cluster de Sintomas e Câncer na Pesquisa em Enfermagem: Revisão Sistemática. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 31º de dezembro de 2014 [citado 19º de abril de 2024];60(4):351-6. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/462

Edição

Seção

REVISÃO DE LITERATURA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)