Aspectos Históricos do Controle do Câncer de Mama no Brasil

Autores

  • Marco Antonio Teixeira Porto Universidade Federal Fluminense (UFF). Rio de Janeiro(RJ), Brasil. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz). Rio de Janeiro(RJ), Brasil. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Luiz Antonio Teixeira Casa de Oswaldo Cruz (COC)/Fiocruz/INCA. Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Universidade de São Paulo (USP). São Paulo(SP), Brasil.
  • Ronaldo Corrêa Ferreira da Silva Divisão de Apoio à Rede de Atenção Oncológica (DARAO )/INCA. Rio de Janeiro(RJ), Brasil. Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz. Rio de Janeiro(RJ), Brasil. https://orcid.org/0000-0002-1017-2426

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2013v59n3.496

Palavras-chave:

Neoplasias da Mama-história, História do Século XX, História do Século XXI, Políticas Públicas, Saúde Pública

Resumo

Introdução: O projeto História do Câncer procura analisar, sob perspectiva histórica, a trajetória do controle do câncer no Brasil. Objetivo: Elaborar uma análise histórica da implantação de ações, atividades, programas e políticas de controle do câncer de mama e discutir alguns dados de conjuntura. Método: Estudo qualitativo, a partir de fontes de dados primárias e secundárias, realizando o cruzamento dos dados para analisar o processo de transformação do controle do câncer de mama, utilizando para a análise do material a perspectiva do neoinstitucionalismo histórico. Resultados: Foram identificadas quatro fases históricas distintas. Uma primeira fase anterior ao surgimento do Sistema único de Saúde (SUS). Uma fase pós a implantação do SUS, mas anterior ao Documento de Consenso do Ministério da Saúde. Uma terceira fase de intensificação das ações e programas públicos de controle do câncer de mama. E uma última fase, em andamento, correspondente aos incentivos para a incorporação de atividades relacionadas a qualidade. Conclusão: Os aspectos encontrados e a própria proposta de periodização sugerem que as intervenções tem correlação não somente com o contexto vivido no período, mas também com o perfil mais geral das instituições que as propuseram e executaram. Ressalta-se o potencial que os estudos históricos tem em contribuir para o entendimento da implantação (ou não) de ações, programas e políticas públicas em diferentes contextos políticos, sociais, culturais e econômicos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-09-30

Como Citar

1.
Teixeira Porto MA, Teixeira LA, Corrêa Ferreira da Silva R. Aspectos Históricos do Controle do Câncer de Mama no Brasil. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de setembro de 2013 [citado 18º de abril de 2024];59(3):331-9. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/496

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL