Ações do Enfermeiro no rastreamento e Diagnóstico do Câncer de Mama no Brasil

Autores

  • Sirlei de Azevedo Monteiro Cavalcante Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). São Paulo (SP), Brasil.
  • Fabiana Barbosa da Silva Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). São Paulo (SP), Brasil.
  • Carla Andréia Vilanova Marques Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). São Paulo (SP), Brasil.
  • Elisabeth Níglio de Figueiredo Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). São Paulo (SP), Brasil.
  • Maria Gaby Rivero de Gutiérrez Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). São Paulo (SP), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2013v59n3.515

Palavras-chave:

Neoplasias da Mama-enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Enfermagem Primária, Atenção Primária à Saúde, Bases de Dados Bibliográficas, Brasil

Resumo

Introdução: Programas e Politicas de Saúde para o controle do câncer de mama tem enfatizado o atendimento multiprofissional e determinado ações específicas a serem desenvolvidas pelos diferentes profissionais de saúde. Objetivo: Identificar os estudos referentes às ações realizadas pelo enfermeiro na atenção primária para o rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama no Brasil. Método: Revisão integrativa de literatura, de artigos indexados nas bases de dados Lilacs e PubMed, sem restrição de data. Os artigos selecionados foram organizados em ordem cronológica e analisados de forma descritiva, à luz das políticas públicas para o controle desse agravo. Resultados: Dos 83 artigos localizados nas diversas buscas, apenas cinco foram selecionados, e as ações destacadas foram: autoexame das mamas, consulta de enfermagem e exame clínico das mamas. Em relação a essa ação, os autores referem que a baixa execução decorre do excesso de atividades e da falta de capacitação dos enfermeiros. Conclusão: A análise dos artigos possibilitou observar, além da carência de publicações referentes às ações do enfermeiro para o controle do câncer de mama na atenção básica, a existência de lacunas no conhecimento desse profissional para a realização da consulta de enfermagem e do exame clínico das mamas, o que implica na necessidade de desenvolver programas de educação permanente, de modo a garantir uma atenção de qualidade às usuárias dos serviços de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-09-30

Como Citar

1.
de Azevedo Monteiro Cavalcante S, Barbosa da Silva F, Vilanova Marques CA, Níglio de Figueiredo E, Rivero de Gutiérrez MG. Ações do Enfermeiro no rastreamento e Diagnóstico do Câncer de Mama no Brasil. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de setembro de 2013 [citado 24º de abril de 2024];59(3):459-66. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/515

Edição

Seção

REVISÃO DE LITERATURA