Impasses e Invenções no Reingresso Escolar de Crianças e Adolescentes em Tratamento Onco-Hematológico: uma Intervenção Interdisciplinar e Intersetorial

Autores

  • Ana Beatriz Rocha Bernat Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil. https://orcid.org/0000-0002-9392-0599
  • Izabel Christina Machado de Oliveira Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5333-9401
  • Mariana Pereira Simonato Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil. https://orcid.org/0000-0003-0788-338X
  • Rosane Martins dos Santos Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil. https://orcid.org/0000-0001-9550-3273
  • Roberta Corrêa Lanzetta Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil. https://orcid.org/0000-0001-9549-3829
  • Luciana da Silva Alcântara Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil. https://orcid.org/0000-0001-8957-4104
  • Tatilla Rangel Lobo Braga Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5956-3292

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2018v64n3.54

Palavras-chave:

Adolescente, Neoplasias Hematológicas, Colaboração Intersetorial, Inclusão Educacional

Resumo

Introdução: O presente trabalho problematiza o relato de duas adolescentes acompanhadas em um hospital de referência para o tratamento oncológico infantojuvenil, por uma equipe de  pesquisa voltada à reinserção escolar, composta por professoras, psicólogas, terapeuta ocupacional, enfermeira e assistente social. O grupo de pesquisa, atuante desde o ano de 2013, vem promovendo a mediação interdisciplinar e intersetorial entre as áreas de saúde e educação, e, por intermédio dos relatos, procura contextualizar a importância da preservação do lugar do desejo de duas pacientes de prosseguir com os estudos durante o tratamento oncológico. Relato dos casos: MP pôde imortalizar seu voto e a si mesma e dar origem a uma escola inaugurada com seu nome em seu município de residência. M, por sua vez, pôde tornar a escola um lugar menos inóspito e mais acolhedor para ela, a partir do recurso ao  dispositivo de visitação escolar. Conclusão: Como discussão, aponta-se a relevância da atuação interdisciplinar para a construção dos laços para além do hospital, bem como a necessária articulação intersetorial, fundamental para o êxito da reinserção escolar efetiva. Ressalta-se que a equipe de pesquisa pôde acolher as adolescentes, cada qual com seus impasses, e, a partir da sustentação de um laço de referência, viabilizar uma real possibilidade de criar pontes com a vida, além dos muros do hospital.

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Publicado

2018-09-28

Como Citar

1.
Bernat ABR, Oliveira ICM de, Simonato MP, Santos RM dos, Lanzetta RC, Alcântara L da S, Braga TRL. Impasses e Invenções no Reingresso Escolar de Crianças e Adolescentes em Tratamento Onco-Hematológico: uma Intervenção Interdisciplinar e Intersetorial. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 28º de setembro de 2018 [citado 29º de março de 2024];64(3):431-4. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/54

Edição

Seção

RELATO DE CASO

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