A Função Cognitiva em Pacientes Submetidos à Quimioterapia: uma Revisão Integrativa

Autores

  • Lindsay Pâmela Untura Faculdades Associadas de Ensino (FAE ). São João da Boa Vista (SP), Brasil.
  • Laura Ferreira de Rezende Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas (SP), Brasil. Universidade Estadual Paulista (UNESP). São Paulo (SP), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2012v58n2.628

Palavras-chave:

Neoplasias/quimioterapia, Quimioterapia/efeitos adversos, Quimioterapia/psicologia, Cognição, Revisão

Resumo

Introdução: Estudos sugerem que, além dos efeitos sistêmicos, a quimioterapia pode levar a alterações cognitivas nos pacientes. Essas alterações tem recebido crescente atenção devido à repercussão que esses efeitos causam na vida daqueles que sobreviveram após um tratamento para o câncer. Objetivo: Estudar os domínios da função cognitiva prejudicados em pacientes submetidos a quimioterapia, através de uma revisão integrativa sobre os métodos de avaliação utilizados para determinar a presença dessas alterações e os seus possíveis mecanismos de ocorrência. Método: Realizou-se uma revisão integrativa a partir de levantamento bibliográfico de artigos dos últimos dez anos, na base de dados Lilacs, Medline e Pubmed. Foram combinadas aleatoriamente as palavras-chave em português: “quimioterapia”, “cognição”, “neurotoxicidade”, “antineoplásicos”, “câncer”; e em inglês: “chemobrain”, “neurocognitive function”,”chemofog”. Resultados: A função cognitiva apresenta-se prejudicada após a realização da quimioterapia em diversos domínios. Uma vasta gama de métodos de avaliação da função cognitiva foi encontrada, evidenciando uma ausência de padronização. Os possíveis mecanismos pelos quais a quimioterapia provoca prejuízo cognitivo estão relacionados a capacidade de atravessar a barreira hematocefálica; danos ao DNA; regulação das citocinas; reparo neural; alteração genética de neurotransmissores; e alteração nos níveis de hormônios estrógeno e testosterona. Conclusão: Os domínios cognitivos memória verbal, memória de trabalho, função executiva, atenção, concentração, linguagem e velocidade motora são os mais prejudicados em pacientes submetidos à quimioterapia.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-06-29

Como Citar

1.
Untura LP, Rezende LF de. A Função Cognitiva em Pacientes Submetidos à Quimioterapia: uma Revisão Integrativa. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 29º de junho de 2012 [citado 19º de abril de 2024];58(2):257-65. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/628

Edição

Seção

REVISÃO DE LITERATURA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)