Barreiras à Prevenção do Câncer e Tratamento Oncológico para a População em Situação de Rua

  • Mayara Castro Lustosa Moura Granja Egressa do Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Fernando Lopes Tavares de Lima Cirurgião-Dentista. Mestre em Saúde Pública. Coordenação de Ensino do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
Palavras-chave: Pessoas em Situação de Rua, Neoplasias/prevenção & controle, Neoplasias/tratamento farmacológico, Serviços de Saúde, Política Pública

Resumo

Introdução: As barreiras para a universalização do acesso às ações e serviços de saúde se intensificam para grupos populacionais historicamente negligenciados, como a população em situação de rua. Na oncologia esse cenário não é diferente, sendo necessários estudos que ajudem a revelar essa realidade. Objetivo: Compreender as barreiras de acesso, das pessoas em situação de rua às ações de prevenção do câncer e tratamento oncológico. Método: Estudo de caso de abordagem qualitativa utilizando-se entrevistas com seis profissionais de uma equipe de Consultório de Rua do Rio de Janeiro. Os dados foram analisados seguindo o referencial da hermenêutica dialética. Resultados: O estigma historicamente designado à população em situação de rua dificulta o acesso aos serviços de prevenção e tratamento do câncer. Diante do grave estado de vulneração dessas pessoas, o cuidado oncológico tem se apresentado como uma demanda secundária às suas necessidades. Conclusão: É primordial compreender o sistema de saúde como instrumento de construção da cidadania e agregar a temática do câncer ao escopo de práticas cotidianas das equipes, haja vista a diversidade de fatores de risco a que esse grupo está exposto e a necessidade de superação das condições de vida na rua.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-06-04
Como Citar
1.
Granja MCLM, Lima FLT de. Barreiras à Prevenção do Câncer e Tratamento Oncológico para a População em Situação de Rua. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 4º de junho de 2020 [citado 5º de agosto de 2021];66(2):e-09816. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/revista/index.php/revista/article/view/816
Seção
ARTIGO ORIGINAL