Associação entre Fumar e Progressão para Complicações Respiratórias Graves em Pacientes com Covid-19

  • André Salem Szklo Tecnologista da Divisão de Pesquisa Populacional do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
Palavras-chave: Vírus da SARS, Tabagismo/complicações, Pneumopatias/complicações

Resumo

O tabagismo é considerado um grave problema de saúde pública e uma das suas complicações é a redução da capacidade respiratória do indivíduo. Além disso, fumar aumenta o risco de infecções bacterianas e virais, tais como doença pulmonar pneumocócica invasiva, influenza e tuberculose. Essas comorbidades representam importantes fatores de risco para as complicações e óbito pelo coronavírus 2019 (Covid-19). Este texto busca fazer um resumo crítico dos dados disponíveis e publicados em revistas indexadas sobre a associação entre fumar e evolução de complicações respiratórias relacionadas ao Covid-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-04-14
Como Citar
1.
Salem Szklo A. Associação entre Fumar e Progressão para Complicações Respiratórias Graves em Pacientes com Covid-19. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 14º de abril de 2020 [citado 5º de agosto de 2021];66(2):e-03974. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/revista/index.php/revista/article/view/974
Seção
ARTIGOS DE OPINIÃO