Ética na Publicação

A Revista Brasileira de Cancerologia (RBC) adota as recomendações do “Comitê de Ética em Publicações” para os aspectos éticos no processo de editoração e publicação de artigos científicos. Os códigos de conduta e diretrizes para editores e revisores estão disponíveis na página do Committee on Publication Ethics (Cope).

Sempre que pertinente, devem serem informados o número do protocolo e a data da aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa. No caso de ensaio clínico, será necessária a indicação do número de identificação em um dos registros de ensaios clínicos validados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE). No caso de revisão sistemática, é obrigatória a indicação do número de registro do protocolo na base de registros PROSPERO (International Prospective Register of Systematic Reviews).

Os autores mantêm os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.

Os nomes e endereços informados nesta Revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Detecção de Plágio

A RBC reserva-se ao direito de, antes de submeter o artigo à avaliação por pares, fazer um escaneamento no iThenticate, software antiplágio disponível para editores associados à ABEC, no qual é verificada a possibilidade de existência de plágio.

Fica reservado à Revista o direito de não aceitar para avaliação artigos com um nível alto de autoplágio. 

É dever dos autores garantir a originalidade do manuscrito, bem como, em caso de utilização de partes de outros artigos, fazer as devidas citações. 

A RBC condena o plágio, nas suas mais diversas formas, e interpelará os autores, sempre que o percentual de similaridade com outros textos atingir níveis elevados. 

Em caso de confirmação de plágio, a RBC não aceitará o texto em análise.