Instruções para os Autores

ESCOPO E POLÍTICA
A Revista Brasileira de Cancerologia (RBC) é um periódico trimestral, de acesso aberto, publicado pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), e tem por finalidade divulgar manuscritos relacionados a todas as áreas do controle do câncer.
Em caso de aprovação e publicação do trabalho no periódico, os direitos autorais a ele
referentes se tornarão propriedade da revista, que adota a Licença Creative Commons CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt) e a política de acesso aberto,
portanto, os textos estão disponíveis para que qualquer pessoa leia, baixe, copie, imprima,
compartilhe, reutilize e distribua, com a devida citação da fonte e autoria. Nesses casos,
nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Na submissão de manuscritos ou resumos, resultados de pesquisas com seres humanos ou
estudo em animais, é obrigatória a inclusão de declaração de que a pesquisa foi aprovada ou
isenta de submissão por um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).
Os pacientes têm direito à privacidade. As informações de identificação pessoal não devem ser
publicadas a menos que a informação seja essencial para propósitos científicos e que o
paciente (ou seus pais ou tutores) outorgue um consentimento informado por escrito,
autorizando a publicação.
A RBC, ao reconhecer a importância do registro e divulgação internacional, em acesso
aberto, de informações sobre estudos clínicos, apoia as políticas para registro de ensaios
clínicos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Comitê Internacional de Editores de
Periódicos Médicos (International Committee of Medical Journal Editors - ICMJE). Dessa
forma, serão aceitos para publicação apenas os artigos de ensaios clínicos que tenham
recebido um número de identificação em um dos registros de ensaios clínicos validados pelos
critérios estabelecidos pela OMS e ICMJE, cujos endereços estão disponíveis no sítio do
ICMJE (http://www.icmje.org).
A RBC adota as “Recomendações para a elaboração, redação, edição e publicação de trabalhos
acadêmicos em periódicos médicos” do ICMJE. O manuscrito, incluindo
tabelas, ilustrações e referências, deve seguir a versão mais recente desses requisitos. Os autores
devem consultar o site da ICMJE para obterem as versões mais recentes do documento.
A RBC também adota as recomendações do “Comitê de Ética em Publicações” para os aspectos éticos
no processo de editoração e publicação de artigos científicos. Os códigos de conduta e diretrizes para editores e revisores estão disponíveis na página do Committee on Publication Ethics (Cope). Conflitos de interesses devem ser reconhecidos e citados pelos autores. Entre essas situações, menciona-se a participação societária nas empresas produtoras dos medicamentos ou equipamentos citados ou utilizados no trabalho, assim como em concorrentes da
mesma. São também consideradas fontes de conflito os auxíliosrecebidos, as relações de subordinação no trabalho, consultorias etc.
Serão aceitos apenas os manuscritos formatados de acordo com essas Instruções e cuja temática se
enquadre no escopo da revista, ao atendimento aos requisitos éticos e à verificação no sistema de
detecção de plágio. Trabalhos que não atenderem a essas exigências serão recusados.
A revista adota o sistema Similarity Check para identificação de plágio.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOS MANUSCRITOS

O manuscrito aceito pelo editor é encaminhado para análise e emissão de parecer por, pelo menos, dois
membros do Conselho Editorial e/ou Pareceristas (Revisores) Ad Hoc, ambos constituídos por
profissionais de notório saber, com titulação de doutorado, nas diversas áreas de controle do câncer.
Nesse processo, o sigilo e o anonimato serão adotados para autor(es) e pareceristas. Os revisores fazem
comentários e oferecem sugestões para melhorar o manuscrito e, também, podem reprová-lo.
O manuscrito revisado deve ser reapresentado pelo(s) autor(es) à RBC, acompanhado de carta
informando as alterações realizadas ou, quando não realizadas, apresentando as devidas
justificativas. Não havendo retorno do manuscrito em 30 dias, será considerado que os autores não
têm mais interesse na publicação e o manuscrito será considerado reprovado.
O manuscrito aprovado será publicado de acordo com o fluxo e o cronograma editorial da revista e
respeitando as datas de aprovação.

FORMA E PREPARAÇÃO DE MANUSCRITOS

São aceitos para publicação textos enviados pelos autores em português, inglês e espanhol e, a
critério dos editores, os textos poderão ser versados e publicados também em inglês.
A submissão do manuscrito à RBC deve ser feita por meio da plataforma Open Journal Systems
(OJS), com o manuscrito na íntegra, tabelas, gráficos, figuras e imagens, além de outros documentos
Formulário de Submissão e Declaração de Direitos Autorais e Check- List

 

CATEGORIA DOS MANUSCRITOS
São considerados para publicação os seguintes tipos de manuscritos:
• Artigos Originais – são artigos nos quais são informados os resultados obtidos em
pesquisas originais, utilizando abordagens quantitativas ou qualitativas. Também são
considerados originais as pesquisas de conteúdo histórico e os artigos metodológicos cujo foco
seja os processos de coleta, análise e interpretação dos dados. Como estrutura devem apresentar
o formato introdução, método, resultados, discussão e conclusão. O máximo é de 6 mil palavras,
incluindo o corpo do manuscrito e as referências. As figuras, tabelas e gráficos não devem
ultrapassar o número de cinco e cada uma delas deve ocupar uma lauda.
• Artigos de Revisão da Literatura – trata-se de artigos de revisão crítica da literatura sobre um tema
ou problema específico. Devem ser descritos os tipos de revisão (integrativa ou
sistemática), os métodos e procedimentos adotados para a realização do trabalho. A
interpretação e conclusão dos autores devem estar presentes. Como estrutura, deve apresentar o
formato introdução, objetivo, método, resultados, discussão e conclusão. O máximo é de 8 mil
palavras, incluindo o corpo do manuscrito e as referências. As figuras, tabelas e gráficos não
devem ultrapassar o número de cinco e cada uma delas deve ocupar uma lauda.
• Artigos de Opinião – trata-se de opinião qualificada dos autores sobre tema específico em
controle do câncer e serão publicadas por solicitação dos editores ou não. Não necessita de
resumos. Deve apresentar introdução, desenvolvimento (com subseções, quando for o caso),
conclusão e referências.
• Relato de Casos/Série de Casos – é a descrição detalhada e análise crítica de um ou mais
casos, atípicos, acompanhado de revisão bibliográfica ampla e atual sobre o tema. Deve conter:
introdução, método, exposição do caso (resultados), discussão, conclusão, referências. O
máximo é de 2 mil palavras, incluindo o corpo do manuscrito e as referências. As figuras, tabelas
e gráficos não devem ultrapassar o número de três e cada uma delas deve ocupar uma lauda.
• Comunicação Breve – é a descrição de resultados preliminares de pesquisa de natureza
empírica, que possam ser apresentados de forma sucinta ou de análise de temas conjunturais,
de interesse imediato, de importância para o controle do câncer. Deve conter, quando indicado:
introdução, método, resultados, discussão, conclusão, referências. O máximo é de 2 mil
palavras, incluindo corpo do manuscrito e referências. As figuras, tabelas e gráficos não devem
ultrapassar o número de três e cada uma delas deve ocupar uma lauda.
• Cartas ao Editor – críticas ou comentários breves sobre temas relacionados ao controle do câncer, preferencialmente vinculados a artigos publicados na revista. No caso de críticas a
trabalhos publicados em fascículo anterior da revista, a carta é enviada aos autores para que sua
resposta possa ser publicada simultaneamente. O máximo é de 1.200 palavras.
• Resenhas – resenha crítica de livro relacionado ao campo temático do controle do câncer,
publicado nos últimos dois anos. O máximo é de 1.200 palavras, incluindo referências.

RESPONSABILIDADE DOS AUTORES

Os manuscritos devem ser inéditos e destinarem- se exclusivamente à RBC, não sendo permitida sua
apresentação simultânea a outro periódico. Os conceitos e opiniões expressos nos artigos, bem como a
exatidão e a procedência das citações, são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).
No caso de o manuscrito incluir tabelas e ilustrações previamente publicadas por outros autores e/ou em
outros veículos, é dever do autor fornecer comprovante de autorização de reprodução, assinado pelos
detentores dos direitos autorais dos mesmos.
Quando o manuscrito submetido já foi em grande parte publicado em outra revista ou está parcialmente
contido ou estreitamente relacionado com outro manuscrito submetido ou aceito para publicação em
outra revista, o(s) autor(es) deve(m) deixar isso claro na carta de submissão, bem como fornecer uma
cópia do referido material para análise do editor. Os leitores de periódicos biomédicos merecem ter a
confiança de que o que estão lendo é original, a menos que exista uma declaração clara de que o artigo
está sendo republicado por escolha do autor e do editor (como pode acontecer com textos históricos ou
referenciais).
Quando parte do material do manuscrito já tiver sido apresentada em uma comunicação preliminar, em
simpósio, congresso etc., esse fato deve ser citado como nota de rodapé na página de título, e uma cópia
do texto da apresentação deve acompanhar a submissão do manuscrito.

PREPARO DO MANUSCRITO

O original deve ser escrito na terceira pessoa do singular com o verbo na voz ativa.
O processador de textos utilizado deve ser o Microsoft Word, fonte Times New Roman, tamanho 12,
margens de 30 mm em ambos os lados, espaço duplo em todas as seções, tamanho do papel A4 (210 x
297mm) e páginas numeradas a partir da introdução. Não são aceitas notas de rodapé.
O preparo do manuscrito deve seguir as “Recomendações para elaboração, redação, edição e publicação de
trabalhos acadêmicos em periódicos médicos” da ICMJE. A versão atualizada desse documento pode ser encontrada no endereço eletrônico http://www.icmje.org. A última tradução para o português
(2014) pode ser acessada em http://www.icmje.org/recommendations/translations/ portugese2014.pdf.
Recomenda-se que a estrutura dos manuscritos obedeça às diretrizes de redação científica de acordo
com delineamento da pesquisa. As diretrizes para redação de ensaios clínicos, revisões sistemáticas e
estudos observacionais podem ser acessadas no site da iniciativa EQUATOR Network
(http://www.equator-network.org/).
Os manuscritos aceitos para publicação poderão ser modificados para se adequar ao estilo editorial-
gráfico da revista, sem que, entretanto, nada de seu conteúdo técnico-científico seja alterado. Nesse
caso, os autores serão previamente comunicados das mudanças ocorridas.

PRINCIPAIS ORIENTAÇÕES SOBRE CADA SEÇÃO

1. Página de título ou folha de rosto
Deve conter:
a) Título
Título do artigo com até 150 caracteres sem espaços, alternando letras maiúsculas e minúsculas, em
português, inglês e espanhol e sem abreviações.
b) Título abreviado
Título abreviado com até 50 caracteres sem espaços.
c) Autores
Nome(s) por extenso do(s) autor(es). Indicar, para cada autor, a categoria profissional, o mais alto
grau acadêmico, o(s) nome(s) do(s) departamento(s) e instituição(ões) a que o trabalho deverá ser
atribuído, endereço eletrônico, cidade, Estado, país e Orcid iD.
d) Autor correspondente
Nome, endereço e telefone do autor responsável pela correspondência sobre o manuscrito.
e) Critérios de autoria (contribuições dos autores)
A designação de autoria deve ser baseada nas deliberações do ICMJE, que considera autor
aquele que: 1. Contribui substancialmente na concepção ou no planejamento do estudo; 2. Na
obtenção, na análise e/ ou interpretação dos dados; 3. Assim como na redação e/ ou revisão crítica e
aprovação final da versão publicada. Em estudos institucionais (de autoria coletiva) e estudos
multicêntricos, os responsáveis devem ter seus nomes especificados e todos considerados autores
devem cumprir os critérios acima mencionados.
f) ) Agradecimentos
Os demais colaboradores, que não se enquadram nos critérios de autoria acima descritos, devem ter seus nomes referidos nesse item especificando o tipo de colaboração. Os autores são responsáveis
pela obtenção de autorização escrita das pessoas nomeadas nos agradecimentos, já que se pode
inferir que as mesmas concordam com o teor do trabalho.
h) Declaração de conflito de interesses
É de responsabilidade dos autores a declaração sobre possíveis conflitos de interesse,
incluindo interesses políticos ou financeiros associados a patentes ou propriedade, provisão de
materiais, insumos ou equipamentos utilizados no estudo. Quando não houver, escrever “Nada a
declarar”.
i) Fontes de financiamento
Em virtude da Portaria CAPES 206, de 4 de setembro de 2018, que dispõe sobre a obrigatoriedade de citação da CAPES, os autores devem declarar todas as fontes de financiamento ou suporte, público ou privado, para a realização da pesquisa (incluindo as agências de fomento). Quando houver fornecimento de material, insumo ou equipamento, gratuito ou com desconto para a realização da pesquisa, estes também devem ser mencionados, incluindo a empresa e a origem (cidade, estado e país). Na ausência de financiamento, os autores devem declarar que a pesquisa não recebeu financiamento para a sua realização.

2. Resumo e descritores (palavras-chave)
Todos os artigos deverão conter resumos estruturados em português, inglês e espanhol,
acompanhados dos descritores nos respectivos idiomas. A terminologia para os descritores deve ser
denominada no artigo como a seguir: palavras-chave, key words e palabras clave. Cada resumo
deverá conter no mínimo 150 e no máximo 250 palavras.
Os descritores são palavras fundamentais que auxiliam na indexação dos artigos em bases de
dados nacionais e internacionais. Para determinar os descritores, deve-se consultar a lista de
“descritores em ciências da saúde” (Decs-LILACS - http://decs.bvs.br) elaborada pela Bireme.
Os resumos devem vir acompanhados de no mínimo três e no máximo cinco descritores.
No resumo, não devem ser feitas citações de referências, bem como quadros, tabelas ou figuras.
As abreviaturas devem ser evitadas.

3. Introdução
O referencial teórico e as razões para executar a pesquisa devem estar detalhados de forma
objetiva e clara. Citar referências atuais e pertinentes. Deve conter o(s) objetivo(s) da pesquisa.

4. Método
Deve ser claramente descrito como e por que o estudo foi realizado. O detalhamento de como o
estudo foi realizado deve permitir que o leitor possa reproduzir a pesquisa realizada. O método inclui a
descrição de delineamento, de seleção dos sujeitos da pesquisa, os critérios de inclusão e exclusão e a
descrição da população- alvo, das técnicas de coleta, das variáveis coletadas, análise e interpretação
dos dados.
Nos estudos quantitativos, os métodos estatísticos devem ser descritos com detalhes suficientes
para que o leitor possa julgar sua adequação e conferir os resultados. Definir os termos estatísticos, as
abreviações e símbolos. Se for usado algum pacote de programa estatístico, especifique a versão
utilizada.
Nos estudos qualitativos, detalhar a teoria, as fontes de informação, os sujeitos da pesquisa (quando
pertinente), e as técnicas empregadas para coleta, síntese e análise.
Quando forem relatados experimentos com seres humanos, indicar se os procedimentos seguidos
estiveram de acordo com os padrões éticos do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) em seres humanos
da instituição que aprovou a pesquisa, com a Declaração de Helsinque (última versão de 2013) e com
as Resoluções nº 466/2012 e 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde. Não usar os nomes dos
pacientes, iniciais ou números de registro, especialmente no material ilustrativo. No caso de
experimentos envolvendo animais, indicar se foram seguidas as normas das instituições, dos
Conselhos Nacionais de Pesquisa ou de alguma lei nacional sobre uso e cuidado com animais de
laboratório.
Toda revisão sistemática deverá ter seu protocolo publicado ou registrado em uma base de registro
de revisões sistemáticas como por exemplo o PROSPERO.
Dessa seção, também faz parte a menção do documento indicando o número de protocolo do CEP da
instituição a que se vinculam os autores e que aprovou o estudo realizado, quando pertinente.

5. Resultados

Apresentar os resultados relevantes de acordo com o objetivo do trabalho e registrando primeiro os
resultados principais ou os mais importantes. Devem ser descritos somente os resultados
encontrados, sem incluir interpretações ou comparações. Fornecer as informações referentes aos
desfechos primários e secundários identificados na seção de métodos.
Apresentar os resultados, tabelas e ilustrações em sequência lógica, atentando para que o texto
complemente e não repita o que está descrito em tabelas e ilustrações. Restringir tabelas e
ilustrações àquelas necessárias para explicar o argumento do artigo e para sustentá-lo. Usar gráficos
como uma alternativa às tabelas com muitas entradas; não duplicar os dados em gráficos e tabelas.
Evitar uso de termos técnicos de estatística, tais como: “random” (que implica uma fonte de aleatorização), “normal”, “significante”, “correlação” e “amostra” de forma não técnica. Definir os
termos estatísticos, abreviações e símbolos.

6. Discussão
Deve conter a interpretação dos autores, comparar os resultados com a literatura, relacionar as
observações a outros estudos relevantes, apontar as limitações do estudo, enfatizar os aspectos
novos e importantes do estudo e as conclusões derivadas, incluindo sugestões para pesquisas
futuras.
A discussão, eventualmente, pode ser redigida junto com os resultados se for de preferência do
autor, em especial nos estudos qualitativos.
Não repetir em detalhe dados ou outros materiais colocados nas seções de “introdução” ou
“resultados”.

7. Conclusão
Deve ser fundamentada nos resultados encontrados e vinculada aos objetivos do estudo.
Afirmações não qualificadas e conclusões não apoiadas por completo pelos dados não devem
constar dessa seção. Na conclusão, não devem ser feitas citações de referências, bem como
quadros, tabelas ou figuras.

8. Referências

Devem ser numeradas no texto por números arábicos, em sobrescrito (ex.: A extensão da
sobrevivência, entre outros1), de forma consecutiva, de acordo com a ordem que são mencionadas
pela primeira vez no texto e sem menção aos autores. A mesma regra aplica-se às tabelas e
legendas. Quando as citações forem sequenciais, devem ser separadas por um traço (3-7). Se forem intercaladas, devem ser separadas por vírgula (1,4,6,9). Sequenciais com apenas duas citações devem ser separadas por vírgula (3,4).


As referências devem ser verificadas nos documentos originais. Quando se tratar de citação de
uma referência citada por outro autor deverá ser utilizado o termo“apud”. No entanto, esta
possibilidade deve ser evitada ou empregada limitadamente.
A exatidão das referências é de responsabilidade dos autores. Deve-se constar apenas referências
relevantes e que realmente foram utilizadas no estudo.
Não há limites quanto ao número de referências. Porém, a quantidade de palavras será contabilizada
no total permitido para cada tipo de manuscrito.
As referências devem seguir os padrões resumidos no documento original em inglês do ICMJE
intitulado Recommendations for the Conduct, Reporting, Editing and Publication of Scholarly Work in Medical Journals: Sample References (https://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_
requirements.html) ou os padrões apresentados na íntegra na publicação Citing Medicine 2nd Edition
(https://www. ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK7256/) (conhecidos como ‘Estilo de Vancouver’).
Serão apresentadas as ocorrências mais comuns de referências por tipos de material referenciado.
Algumas observações listadas a seguir são fruto de ocorrências em artigos de periódicos submetidos à
publicação.
Para a padronização dos títulos dos periódicos nas referências, é utilizado como guia o LocatorPlus1,
fonte de consulta da National Library of Medicine, que disponibiliza, na opção Journal Title, o título e/ou
a abreviatura utilizada. Em algumas fontes, o título já vem padronizado (PubMed, LILACS e
MEDLINE). Caso não seja utilizada a forma padrão dê preferência, informá-lo por extenso evitando
utilizar uma abreviatura não padronizada que dificulte sua identificação.
Para a indicação de autoria, incluem-se os nomes na ordem em que aparecem na publicação até seis
autores, iniciando-se pelo sobrenome seguido de todas as iniciais dos prenomes separando cada autor
por vírgula (1). No caso de a publicação apresentar mais de seis autores, são citados os seis primeiros;
utiliza-se vírgula seguida da expressão et al. (2). Quando o sobrenome do autor incluir grau de
parentesco – Filho, Sobrinho, Júnior, Neto - este deve ser subsequente ao último sobrenome: João dos
Santos de Almeida Filho - Almeida Filho JS, José Rodrigues Junior – Rodrigues Junior J.
Para padronização de títulos de trabalhos, utilizam-se letras minúsculas em todo o período, com exceção
da primeira palavra que começa, sempre, com letra maiúscula. Fogem à regra nomes próprios: nomes de
pessoas, nomes de ciências ou disciplinas, instituições de ensino, países, cidades ou afins, e nomes de
estabelecimentos públicos ou particulares.

9. Tabelas
As tabelas são utilizadas para exibir informações de maneira concisa e de fácil visualização. A
inclusão de dados ou informações em tabelas, em vez de descritas no texto tem como finalidade
reduzir o tamanho do texto.
Numerar as tabelas sequencialmente de acordo com a ordem de sua citação no texto e dar um título
curto a cada uma. As tabelas deverão ser apontadas no corpo do texto, porém enviadas em laudas
separadas. Definir para cada coluna um cabeçalho abreviado ou curto. Colocar as explicações no
rodapé das tabelas e não no cabeçalho. Explicar, em notas de rodapé, todas as abreviações não
padronizadas usadas em cada tabela. Utilizar símbolos para explicar as informações (letras do
alfabeto ou símbolos como *, §, †,‡).

Nas tabelas e quadros, cada célula deve conter apenas um conteúdo, sem utilização de espaços, como “enter”. O conteúdo referente a uma célula em uma coluna deve estar na mesma linha, também em uma única célula, em todas as colunas seguintes. Caso um conteúdo de uma célula faça referência a mais de um conteúdo em outra coluna, deve-se usar, para essa célula, o recurso “mesclar células”.

Não enviar as tabelas como imagem para que seja possível proceder à sua edição.

Identificar medidas estatísticas de variações, tais como: desvio-padrão e erro-padrão.
Constatar que cada tabela esteja citada no texto por sua numeração e não por citação como: tabela a seguir, tabela abaixo.
Se forem usados dados de outra fonte, publicada ou não, obter autorização e agradecer por extenso.
O uso de tabelas grandes ou em excesso, em relação ao texto, pode produzir dificuldade na forma de
apresentação das páginas.

10. Ilustrações (figuras)
A RBC é uma publicação em preto e branco e por isso todas as ilustrações serão reproduzidas em
preto e branco. As imagens devem ser digitalizadas, em branco e preto (tons de cinza), não excedendo
o tamanho de 20 x 25 cm. As letras, os números e símbolos devem ser claros e legíveis, de tal forma
que suportem reduções necessárias para publicação. Não colocar os títulos e explicações nas
ilustrações e sim nas legendas.

As ilustrações (figuras, quadros, tabelas e gráficos etc.) devem estar inseridas no texto com os títulos completos, indicação de fontes, legendas e notas adicionais quando necessárias. Todas as ilustrações mencionadas deverão ser enviadas em formato editável.

Se forem usadas fotografias de pessoas, os sujeitos não devem ser identificáveis ou suas
fotografias devem estar acompanhadas por consentimento escrito para publicação.
As ilustrações devem ser numeradas de acordo com a ordem em que foram citadas no texto. 
Se uma ilustração já foi publicada, citar à fonte original e enviar a autorização escrita do detentor
dos direitos autorais para reproduzir o material. A autorização é requerida, seja do autor ou da
companhia editora, com exceção de documentos de domínio público.

Disponível em: (http://locatorplus.gov/cgi-bin/Pwebrecon.cgi?DB=local&PAGE=First).
As ilustrações devem ser fornecidas da seguinte forma:
• Arquivo digital em formato. TIFF, JPG, EPS, com resolução mínima de:
300 dpi para fotografias comuns
600 dpi para fotografias que contenham linhas finas, setas, legendas etc.
1.200 dpi para desenhos e gráficos

11. Nomenclatura
Devem ser observadas rigidamente as regras de nomenclatura biomédica, assim como abreviaturas e
convenções adotadas em disciplinas especializadas.
Recomenda-se que, no uso dos principais vocábulos relacionados ao câncer, sejam adotados os
conceitos dos glossários temáticos Controle de Câncer (http://bvsms.
saude.gov.br/bvs/publicacoes/glossario_tematico_ controle_cancer.pdf ) e Fatores de Proteção
e de Risco de Câncer
(https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files/media/document/glossario-tematico-fatores-protecao-cancer.pdf).
Recomenda-se também evitar o uso de siglas ou acrônimos não usuais. Siglas ou acrônimos só devem
ser empregados quando forem consagrados na literatura, prezando-se pela clareza do manuscrito.
Exemplos de siglas consagradas: ONU, HIV, aids. Confira o Siglário Eletrônico do Ministério da Saúde
(http://bvsms2.saude.gov.br/php/ level.php?lang=pt&component=44&item=115).
Os originais em língua portuguesa deverão estar em conformidade com o Novo Acordo Ortográfico da
Língua Portuguesa (http://www.academia.org.br/sites/default/files/
conteudo/o_acordo_ortogr_fico_da_lngua_portuguesa_ anexoi_e_ii.pdf).

RESUMO DOS REQUISITOS TÉCNICOS PARA A APRESENTAÇÃO DE MANUSCRITOS

Antes de submeter o manuscrito, confira se as “Instruções para Autores” foram seguidas e verifique
o atendimento dos itens listados a seguir:
• Submeter o arquivo integral do manuscrito em Microsoft Word.
• Usar espaçamento duplo em todas as partes do documento.
• Revisar a sequência: página-título/folha de rosto; resumos e descritores; introdução; métodos,
resultados, discussão; conclusão; referências; tabelas, quadros e figuras (com legendas) devem ser inseridos e citados no decorrer do texto, não no final do documento na forma de anexos.
• De três a cinco palavras-chave e respectivas key words e palabras clave.
• Referências: numeradas, em sobrescrito, na ordem de aparecimento no texto, corretamente
digitadas. Verificar se todos os trabalhos citados estão na lista de Referências e se todos os
listados estão citados no texto.
• Apresentar ilustrações, fotos ou desenhos separados (20 x 25 cm máximo).
• Formulário de Submissão e Declaração de Direitos Autorais preenchido e
assinado somente pelo autor responsável pela submissão.
• Adicionar permissão para reproduzir material previamente publicado ou para usar ilustrações
que possam identificar indivíduos.
• Acrescentar autorização escrita das pessoas nomeadas nos agradecimentos, quando aplicável.
• Preencher o Check- List

 

Orientações Éticas