Necessidade de Assistência Psicossocial em Tempos de Pandemia Causada pelo Novo Coronavírus: um Olhar Atento aos Pacientes Oncológicos e aos Profissionais da Área da Oncologia

  • Sara Sabrina Vieira Cirilo Fisioterapeuta-Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Universidade Estadual do Maranhão. Caxias (MA), Brasil.
  • Pedro Henrique dos Santos Silva Acadêmico de Medicina. Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). Parnaíba (PI), Brasil.
  • Victor Trindade da Cruz Acadêmico de Medicina. Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). Parnaíba (PI), Brasil.
  • Rafael Santos Correia Acadêmico de Medicina. Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). Parnaíba (PI), Brasil.
  • Julianna Pereira da Costa Maia Acadêmico de Medicina. Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). Parnaíba (PI), Brasil.
  • Franciele Basso Fernandes Silva Doutora em Patologia pela Universidade Federal Fluminense. Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). Parnaíba (PI), Brasil.
Palavras-chave: Impacto Psicossocial, Saúde Mental, Neoplasias, Infecções por Coronavirus

Resumo

Diante do panorama da pandemia pelo novo coronavírus, a rápida produção e o compartilhamento de informações, aliados às medidas de isolamento social implantadas como forma de combate à transmissão da doença, estão promovendo maiores níveis de estresse, ansiedade e depressão na população. O bem-estar psicológico da população é fundamental para o enfrentamento da Covid-19, pois é necessário que as pessoas se sintam seguras para enfrentar as situações adversas que possam surgir, ou que estejam instaladas, nas quais se destacam os pacientes oncológicos e os profissionais que trabalham nos serviços de atendimento oncológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Trindade da Cruz, Acadêmico de Medicina. Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). Parnaíba (PI), Brasil.

Acadêmico de Medicina. Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Delta do Parnaíba.

Publicado
2020-06-23
Como Citar
1.
Cirilo SSV, Silva PH dos S, Cruz VT da, Correia RS, Maia JP da C, Silva FBF. Necessidade de Assistência Psicossocial em Tempos de Pandemia Causada pelo Novo Coronavírus: um Olhar Atento aos Pacientes Oncológicos e aos Profissionais da Área da Oncologia. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 23º de junho de 2020 [citado 5º de agosto de 2021];66(TemaAtual):e-1071. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/revista/index.php/revista/article/view/1071