Carcinoma epidermóide esofágico em paciente com esôfago de Barret: relato de caso

Autores

  • Fábio da Silva Gomes Médico residente do Serviço de Cirurgia Vascular e ex-residente do Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Nossa Senhora da Conceição.
  • Celso Schuler Cirurgião torácico, ex-residente do Serviço de Cirurgia Torácica do Hospital Nossa Senhora da Conceição.
  • Fernando Delgiovo Cirurgião torácico, ex-residente do Serviço de Cirurgia Torácica do Hospital Nossa Senhora da Conceição.
  • Nelson Perelman Rosenberg Chefe do Serviço de Cirurgia Torácica do Hospital Nossa Senhora da Conceição - Ministério da Saúde.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2005v51n1.1993

Palavras-chave:

Esôfago de Barret, Carcinoma epidermóide, Neoplasias esofágicas

Resumo

O carcinoma epidermóide de esôfago é a neoplasia esofágica mais comum no nosso meio, tendo como principais fatores de risco o etilismo e o tabaco. Há um aumento na incidência de casos de adenocarcinoma esofágico em países ocidentais, e a sua associação com o esôfago de Barret é bem estabelecida. Nesse relato, apresentamos o caso de uma paciente com esôfago de Barret na qual foi diagnosticada a presença de carcinoma epidermóide associado à metaplasia intestinal. São raros os casos descritos na literatura com esse achado. Os autores apresentam o caso e revisam as publicações prévias de casos semelhantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2005-03-31

Como Citar

1.
Gomes F da S, Schuler C, Delgiovo F, Rosenberg NP. Carcinoma epidermóide esofágico em paciente com esôfago de Barret: relato de caso. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 31º de março de 2005 [citado 4º de novembro de 2024];51(1):39-41. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1993

Edição

Seção

RELATO DE CASO