Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O artigo deve ser original e não pode estar sendo analisado simultaneamente ou já ter sido publicado por outra revista. É aceita a submissão de artigos publicados em preprint, desde que a informação seja registrada no formulário de submissão e direitos autorais, com a inclusão do DOI gerado.
  • O arquivo contendo o artigo deve utilizar o programa Microsoft Word.
  • Preencher e enviar o FORMULÁRIO E DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS E DE SUBMISSÃO.
  • O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores.

Diretrizes para Autores

Instruções para submissões

A Revista Brasileira de Cancerologia (RBC) segue as orientações do documento Recomendações para elaboração, redação, edição e publicação de trabalhos acadêmicos em periódicos médicos, do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), disponível nas versões inglês e português – conhecido como Normas de Vancouver – e os princípios da ética na publicação contidos no código de conduta do Committee on Publication Ethics (COPE), disponível em: http://publicationethics.org/

A submissão do manuscrito à RBC deve ser feita por meio da plataforma Open Journal Systems (OJS), com o manuscrito na íntegra, tabelas, gráficos, figuras e imagens (p&b ou coloridas), além do Formulário de Submissão e Declaração de Direitos Autorais e checklist. São aceitos para publicação textos escritos em português, inglês ou espanhol.

A RBC não cobra nenhum tipo de taxa para a submissão, publicação e tradução de artigos, sendo todo o processo isento de custos para o autor.

O artigo poderá ser ressubmetido se tiver sido rejeitado, informando o número do artigo que o sistema gerou anteriormente. A ressubmissão só será aceita após, no mínimo, dois meses a partir da data em que foi rejeitado, juntamente com uma carta ao Editor, especificando as alterações que foram sugeridas e realizadas e as razões por não terem sido aceitas as sugestões. As referências bibliográficas devem estar atualizadas.

Responsabilidade dos Autores

Os manuscritos devem destinar-se exclusivamente à RBC, não sendo permitida sua apresentação simultânea a outros periódicos ou publicação anterior em algum deles, sendo, porém, aceitos artigos depositados em preprint. Os conceitos e opiniões expressos nos artigos, bem como a exatidão e a procedência das citações, são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).

Cabe ao autor principal garantir o cadastro de todos os autores na plataforma OJS.

No caso de o manuscrito incluir tabelas e ilustrações previamente publicadas por outros autores e/ou em outros veículos, é dever do autor fornecer comprovante de autorização de reprodução, assinado pelos detentores dos seus direitos autorais.

Quando o manuscrito submetido já foi em grande parte publicado em outra revista ou em preprint, ou está parcialmente contido ou estreitamente relacionado com outro manuscrito submetido ou aceito para publicação em outra revista, o(s) autor(es) deve(m) deixar isso claro no formulário de submissão, bem como fornecer uma cópia do referido material para análise do editor.

Quando parte do material do manuscrito já tiver sido apresentada em uma comunicação preliminar, em simpósio, congresso etc., esse fato deve ser citado como nota de rodapé na página de título, e uma cópia do texto da apresentação deve acompanhar a submissão do manuscrito. A publicação em uma base de preprints também deve ser obrigatoriamente informada com a sua devida indicação e seu respectivo número de DOI.

O autor deve deixar claro se autoriza o acesso a todos os conteúdos (dados, códigos de programa e outros materiais) subjacentes ao texto do artigo, informando se já estão contidos no manuscrito, se estarão disponíveis apenas no momento da publicação ou se já se encontram disponíveis, desde quando e em qual repositório. Terá a opção de fazê-lo apenas sob demanda dos pareceristas, ou recusar o acesso, justificando os motivos.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta Revista serão usados exclusivamente para fins de publicação e não serão divulgados para outras finalidades ou a terceiros.