Categoria dos Manuscritos

São considerados para publicação os seguintes tipos de manuscritos:

  • Artigos Originais – são artigos nos quais são informados os resultados obtidos em pesquisas originais, utilizando abordagens quantitativas ou qualitativas (Editorial recomendado A Relevância e o Rigor Científico e Metodológico da Pesquisa Qualitativa em Oncologia). Também são considerados originais as pesquisas de conteúdo histórico e os artigos metodológicos cujo foco seja os processos de coleta, análise e interpretação dos dados.

Artigos que apresentem resultados parciais ou integrais de ensaios clínicos devem obrigatoriamente ser acompanhados do número e entidade de registro do ensaio clínico.

Como estrutura, devem apresentar introdução, método, resultados, discussão, conclusão e referências.

O máximo é de 6 mil palavras, incluindo o corpo do manuscrito e as referências somadas.

As figuras, tabelas e gráficos somados não devem ultrapassar o número de cinco e cada uma delas deve ocupar uma lauda.

A aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é obrigatória e deverá ser citada no final do Método.

  • Artigos de Revisão da Literatura – trata-se de artigos de revisão crítica da literatura sobre um tema ou problema específico. Devem ser descritos os tipos de revisão — integrativa ou sistemática que deverá ter seu protocolo publicado ou registrado em uma base de registro de revisões sistemáticas, como por exemplo, o PROSPERO —, os métodos e procedimentos adotados para a realização do trabalho. A interpretação e conclusão dos autores devem estar presentes (Editorial recomendado Contribuições dos Métodos de Revisão para o Desenvolvimento do Conhecimento Científico em Oncologia).

Como estrutura, devem apresentar introdução, método, resultados, discussão, conclusão e referências.

O máximo é de 8 mil palavras, incluindo o corpo do manuscrito e as referências somadas.

As figuras, tabelas e gráficos somados não devem ultrapassar o número de cinco e cada uma delas deve ocupar uma lauda.

  • Artigos de Opinião – trata-se de opinião qualificada dos autores sobre tema específico em controle do câncer. Serão publicados por solicitação dos editores ou não. Não necessita de resumos. Deve apresentar introdução, desenvolvimento (com subseções, quando for o caso), conclusão e referências. No ato da submissão, é obrigatória a inserção de um resumo no sistema, mesmo que não conste no arquivo por não ser quesito exigido na categoria.

O máximo é de 2 mil e 300 palavras (exceto, se o artigo for a convite), incluindo o corpo do manuscrito e as referências somadas.

As figuras, tabelas e gráficos somados não devem ultrapassar o número de três e cada uma delas deve ocupar uma lauda.

  • Relato/Série de Casos – descrição detalhada e análise crítica de um ou mais casos, atípicos, acompanhado de revisão bibliográfica ampla e atual sobre o tema.

Deve conter: introdução, relato do caso (resultados), discussão, conclusão, referências.

O máximo é de 2 mil palavras, incluindo o corpo do manuscrito e as referências somadas.

Os resumos de Relato/Série de Casos possuem a seguinte estrutura: introdução, relato do caso (resultados) e conclusão.

As figuras, tabelas e gráficos somados não devem ultrapassar o número de três e cada uma delas deve ocupar uma lauda.

A aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é obrigatória e deverá ser citada no final da Introdução.

  • Comunicação Breve – descrição de resultados preliminares de pesquisa de natureza empírica, que possam ser apresentados de forma sucinta ou de análise de temas conjunturais, de interesse imediato, de importância para o controle do câncer.

Deve conter, quando indicado: introdução, método, resultados, discussão, conclusão, referências.

O máximo é de 2 mil palavras, incluindo corpo do manuscrito e referências somadas.

As figuras, tabelas e gráficos somados não devem ultrapassar o número de três e cada uma delas deve ocupar uma lauda.

  • Cartas ao Editor – críticas ou comentários breves sobre temas relacionados ao controle do câncer, preferencialmente vinculados a artigos publicados na Revista. No caso de críticas a trabalhos publicados em número anterior da Revista, a carta é enviada aos autores para que suas respostas sejam publicadas simultaneamente. O máximo é de 1.200 palavras, incluindo referências.
  • Resenhas – resenha crítica de livro relacionado a controle do câncer publicado nos últimos dois anos. O máximo é de 1.200 palavras, incluindo referências somadas.
  • Temas Atuais - em 2020, em razão da pandemia da doença pelo coronavírus 2019 (coronavirus disease 2019 - covid-19) e da urgência em publicar textos e artigos sobre esse tema, a equipe editorial da Revista criou esta seção. As categorias de manuscritos publicados são: Notas Técnicas, Orientações, Diretrizes, Recomendações, Reflexões, Comunicações Breves, Artigos de Opinião, Revisões da Literatura, Cartas ao Editor etc., relevantes para profissionais e para o setor de saúde.

A submissão de artigos sobre a covid-19 pelo sistema fast-track foi encerrada.