Marketing Social como Estratégia para o Controle do Tabagismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2021v67n3.1183

Palavras-chave:

Marketing Socia, Mudança Social, Prevenção do Hábito de Fumar, Institutos de Câncer, Tabagismo

Resumo

Introdução: O marketing social é reconhecidamente uma ferramenta utilizada pela gestão de saúde coletiva no Brasil. Em se tratando especificamente da promoção da prevenção e controle do tabagismo, é importante analisar como se dá o seu uso por meio do principal órgão governamental nacional que detém essa atribuição. Objetivo: Analisar, a partir do uso do marketing social, em que nível de complexidade estão sendo propostas mudanças na sociedade em relação ao tabagismo. Método: Por meio da análise das campanhas publicitárias produzidas pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) e utilizando a abordagem da análise do discurso publicitário, foi possível direcionar a investigação e compreender o processo de construção das peças publicitárias. Resultados: Após a categorização dos discursos, conforme a predominância de suas funções, foi viável relacioná-los aos níveis de mudança social pretendidos em cada peça publicitária e, com isso, compreender como o marketing social pode ser uma importante estratégia de promoção à adoção de medidas capazes de prevenir de doenças, como é o caso do câncer. Conclusão: Identificou-se a utilização do marketing social como ferramenta direcionada ao controle do tabagismo e relacionada ao nível mais complexo e avançado de mudança social e, portanto, com caráter de maior dificuldade de implementação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-05-31

Como Citar

1.
Barros JCM de, Sauerbronn JFR. Marketing Social como Estratégia para o Controle do Tabagismo. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 31º de maio de 2021 [citado 29º de março de 2024];67(3):e-041183. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1183

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL