Reflexões sobre Cuidados Paliativos no Brasil durante a Pandemia da Covid-19

  • Bruno Souza de Matos Fisioterapeuta. Programa de Residência em Fisioterapia em Terapia Intensiva e Emergência do Hospital Geral Roberto Santos. Salvador (BA), Brasil.
  • Tatiana Maita Alves Conceição Fisioterapeuta. Mestre em Ciência da Motricidade Humana. Especialista em Cuidados Paliativos. Líder da Comissão de Cuidados Paliativos da Assiste Vida Atenção Domiciliar. Salvador (BA), Brasil.
Palavras-chave: Cuidados Paliativos/tendências, Infecções por Coronavirus, Pandemias, Brasil

Resumo

A Covid-19 tomou proporções alarmantes desde o primeiro caso confirmado em Wuhan, na China, sendo inicialmente dita como situação de Emergência de Saúde pública e, posteriormente, declarada como pandemia. O interesse no conhecimento sobre a doença e as repercussões que ela traz tem sido objeto de estudo em todo o mundo. Associado a isso, há o aumento das questões que envolvem os cuidados paliativos durante a pandemia. Diante desse fato, o objetivo deste estudo foi propor reflexões sobre a idealização e a execução dos cuidados paliativos, especificamente no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-09-29
Como Citar
1.
Matos BS de, Conceição TMA. Reflexões sobre Cuidados Paliativos no Brasil durante a Pandemia da Covid-19. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 29º de setembro de 2020 [citado 5º de agosto de 2021];66(TemaAtual):e-1242. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/revista/index.php/revista/article/view/1242