Fundação Centro de Controle de Oncologia: uma Abordagem da História da Política de Controle do Câncer no Amazonas

Autores

  • Lucia Regina de Azevedo Nicida Programa em Saúde da Criança e da Mulher do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Julio Cesar Schweickardt Pesquisador e Professor do ILMD/Fiocruz Amazonas. Manaus (AM), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2017v63n3.134

Palavras-chave:

História, Política de Saúde;, Neoplasias

Resumo

Introdução: O texto procura refletir sobre a trajetória da Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon), entre os anos de 1974 e 2006, e mais especificamente sobre sua atuação no controle do câncer no Amazonas. Objetivo: Elaborar uma análise histórica das políticas públicas referentes ao câncer no Estado do Amazonas, tendo como referência a FCecon, buscando compreender a inter-relação das políticas públicas de saúde estadual e nacional. Método: Trata-se de um estudo qualitativo, a partir da análise crítica e cruzamento dos dados obtidos em fontes primárias e secundárias – documentos escritos e entrevistas semiestruturadas sobre a  temática no Amazonas. Resultados: Foram identificadas três fases nessa trajetória histórica da FCecon: uma em que o contexto vivido pela política local estava associado à criação de políticas públicas pelo governo federal, o que propiciou a criação do Cecon; outra anterior à criação do Sistema Único de Saúde (SUS) cujo principal desafio foi a obtenção de recursos para o desenvolvimento de ações organizadas e planejadas; e uma fase pós-criação do SUS, que possibilitou a oferta dos serviços de maior complexidade e uma significativa ampliação de seu espaço físico. Conclusão: A Fundação Cecon tem contribuído de forma significativa para a implementação das políticas voltadas ao controle do câncer no Amazonas, colocando em prática estratégias voltadas tanto para o interior quanto para a cidade de Manaus. Constata-se que as diretrizes estabelecidas pela política nacional de saúde funcionaram como elementos propulsores das ações locais, que  foram movimentadas pela Fundação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-01-30

Como Citar

1.
Nicida LR de A, Schweickardt JC. Fundação Centro de Controle de Oncologia: uma Abordagem da História da Política de Controle do Câncer no Amazonas. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de janeiro de 2019 [citado 26º de abril de 2024];63(3):189-97. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/134

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL