Antropometria Clássica e Músculo Adutor do Polegar na Determinação do Prognóstico Nutricional em Pacientes Oncológicos

Autores

  • Betânia de Jesus e Silva de Almendra Freitas Universidade Federal do Piauí (UFPI). Teresina (PI), Brasil. Centro Universitário UNINOVAFAPI, Teresina (PI), Brasil.
  • Larissa Coimbra Mesquita Centro de Educação Profissional Nossa Senhora das Graças. Caxias (MA), Brasil.
  • Nayanna de Jesus Vilhena Teive Rede Euroamericana de Motricidade Humana. Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Centro Universitário UNINOVAFAPI, Teresina (PI), Brasil.
  • Samilys Ramos de Souza Secretaria Municipal de Saúde de Croatá (CE), Brasil. Secretaria Municipal de Saúde de Ibiapina (CE), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2010v56n4.1462

Palavras-chave:

Pacientes Internados, Avaliação Nutricional, Antropometria, Estudos Transversais, Análise Quantitativa, Teresina (PI)

Resumo

A avaliação nutricional e amplamente reconhecida por sua importância no acompanhamento hospitalar; direcionamento da conduta medica em todo processo de hospitalização; investigação para corrigir deficiências nutricionais; e ferramenta para fins prognósticos. A apatia induzida pela desnutrição provoca redução das atividades diárias resultando em diminuição progressiva da espessura do musculo adutor do polegar. O objetivo do trabalho foi estabelecer o prognostico nutricional, por meio da antropometria clássica e espessura do musculo adutor do polegar, em pacientes oncológicos. O estudo realizado foi transversal de campo do tipo quantitativo. Foram avaliados 82 pacientes oncológicos, adultos e idosos, internados no Hospital São Marcos em Teresina (PI). Os pacientes foram submetidos a avaliação nutricional pela antropometria clássica (%PP, CB, CMB, AMBc e PCT) e a medida da espessura do musculo adutor do polegar. O estado nutricional dos pacientes caracterizou-se por perda grave de peso (56,1%), preservação de massa muscular e prevalência de perda grave de massa gorda (25,93%). A media da espessura do musculo adutor do polegar para o total da amostra foi de 13 ± 3,2 mm. O musculo adutor do polegar não se associou ao tempo de internação e mortalidade. O %PP foi o parâmetro que melhor se correlacionou com o tempo de internação (p=0,007). Os demais parâmetros não se associaram a nenhum dos indicadores de morbi-mortalidade estudados. A espessura do musculo adutor do polegar não se revelou um bom indicador prognostico antropométrico, podendo essa afirmação ser atribuída a presença de um menor comprometimento do estado nutricional observada na maioria dos pacientes e por permanecerem menos tempo no ambiente hospitalar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-12-31

Como Citar

1.
Freitas B de J e S de A, Mesquita LC, Teive N de JV, Souza SR de. Antropometria Clássica e Músculo Adutor do Polegar na Determinação do Prognóstico Nutricional em Pacientes Oncológicos. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 31º de dezembro de 2010 [citado 28º de abril de 2024];56(4):415-22. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1462

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL