Caracterização do Perfil Epidemiológico do Câncer em uma Cidade do Interior Paulista: Conhecer para Intervir

Autores

  • Juliana Stoppa Menezes Rodrigues Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos. São Paulo (SP), Brasil.
  • Noeli Marchioro Liston Andrade Ferreira Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos. São Paulo (SP), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2010v56n4.1464

Palavras-chave:

Epidemiologia, Neoplasias, Perfil de Saúde, Redução de Custos, Estudos Transversais

Resumo

O câncer e atualmente um problema de saúde publica e a assistência oncológica esta entre as mais dispendiosas no âmbito social. Para mudar esse panorama, e imprescindível um estimulo a busca de informações precisas sobre a incidência na população, propiciando a implantação de politicas publicas visando a redução de danos, dos gastos e das taxas de mortalidade. Este e um estudo transversal descritivo com o objetivo de caracterizar o perfil epidemiológico dos doentes com câncer, assistidos pelo sistema publico de uma cidade do interior paulista. Para a coleta de dados, foram consultadas 105 fichas cadastrais de doentes residentes no município, com diagnostico de neoplasia maligna, maiores de 25 anos, e atendidos no período de janeiro de 1998 a dezembro de 2008, durante o período de tratamento da doença. A maioria dos pacientes era do sexo feminino (60,2%) e o câncer de mama foi o mais prevalente nessa população, indicando a necessidade de investimentos na detecção precoce e adoção de medidas educativas. O câncer de próstata foi o mais prevalente no sexo masculino, semelhantes aos dados encontrados no Brasil no ano de 2009, sendo 66,7% em homens com idade superior aos 65 anos e 33,3% entre 61 e 63 anos. Chamou atenção a prevalência de câncer entre 45 e 64 anos (57,7%), faixa etária ainda produtiva. Tais dados permitiram caracterizar o perfil epidemiológico do câncer na região estudada, oferecendo subsídios para a implantação de politicas publicas direcionadas a melhoria da assistência a clientela assistida pelo Sistema Único de Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-12-31

Como Citar

1.
Rodrigues JSM, Ferreira NMLA. Caracterização do Perfil Epidemiológico do Câncer em uma Cidade do Interior Paulista: Conhecer para Intervir. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 31º de dezembro de 2010 [citado 27º de abril de 2024];56(4):431-4. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1464

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL