Conhecimentos e Diagnóstico em Câncer Bucal entre Profissionais de Odontologia de Jequié, Bahia

Autores

  • Suélem Maria Santana Pinheiro Mestranda em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
  • Jefferson Paixão Cardoso Mestre em Saúde Coletiva pela UEFS.
  • Fabio Ornellas Prado Professor Assistente da Disciplina de Diagnóstico Oral do Curso de Odontologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Doutor em Estomatopatologia pela UNICAMP.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2010v56n2.1496

Palavras-chave:

Saúde Pública, Neoplasias Bucais, Odontólogos, Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde, Jequié, Bahia

Resumo

O câncer é um desafio para a Saúde Pública brasileira devido à tendência crescente no número de casos. Dados do Instituto Nacional de Câncer, em 2010, revelam que o câncer bucal foi o 5º mais incidente nos homens e o 7º nas mulheres. Este estudo buscou caracterizar os conhecimentos e diagnóstico dos cirurgiões-dentistas de Jequié, Bahia, relacionados ao câncer bucal. Utilizou-se, para a coleta de dados, um questionário fechado, com resultados apresentados de forma descritiva. Dos 53 dentistas que clinicam em Jequié, houve 71,6% (38) respondentes, com 55,6% apresentando 30 anos ou menos, sendo 63,2% do sexo masculino. Dos participantes, 42,1% julgaram insatisfatório o ensino de câncer bucal obtido na graduação, ensino este imprescindível para uma atuação eficiente, e 94,7% afirmaram ter um importante papel no controle desta doença. Um percentual de 60,5% julgou ter um bom conhecimento sobre o câncer bucal. Isto se reafirmou ao perceber que 92,1% e 97,4%, respectivamente, julgaram ser o álcool e o tabaco fatores de risco para essa doença e 86,8% afirmaram que o aspecto inicial das lesões é uma úlcera indolor. No entanto, percebeuse insegurança na realização de biópsia, uma vez que 39,5% não se sentem capacitados para tal e 26,3% julgaram-se deficientes neste quesito. O conhecimento satisfatório sobre câncer bucal referido pelos participantes da pesquisa mostrou-se inconsistente no tocante ao reconhecimento de alguns fatores de risco e procedimentos diagnósticos, o que pode implicar numa deficiência nas ações de prevenção e detecção precoce dessa morbidade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-06-30

Como Citar

1.
Pinheiro SMS, Cardoso JP, Prado FO. Conhecimentos e Diagnóstico em Câncer Bucal entre Profissionais de Odontologia de Jequié, Bahia. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de junho de 2010 [citado 18º de abril de 2024];56(2):195-20. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1496

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL