Qualidade de Vida em Pacientes Portadoras de Neoplasia Mamária Submetidas a Tratamentos Quimioterápicos

Autores

  • Camila Bento Silva Graduanda do Curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) - Teresópolis (RJ), Brasil.
  • Verônica Albuquerque Doutoranda em Ciências pela ENSP/FIOCRUZ. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem do UNIFESO.
  • Jonas Leite Especialização em Docência do Ensino Médio e Fundamental pela UCAM. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem UNIFESO.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2010v56n2.1501

Palavras-chave:

Neoplasias da Mama, Perfil de Impacto da Doença, Qualidade de Vida, Protocolos de Quimioterapia Combinada Antineoplásica, Análise Transversal

Resumo

O câncer de mama é uma experiência amedrontadora para a mulher e, para a maioria delas, o diagnóstico da doença pode evocar sentimentos como pesar, raiva e medo, além de causar impacto na qualidade de vida da paciente decorrente do tratamento que, muitas vezes, acarreta desconfortos físicos, emocionais, espirituais, econômicos e sociais. O presente estudo visou a avaliar o impacto do tratamento quimioterápico na qualidade de vida das mulheres com distúrbios neoplásicos da mama, por meio de uma análise transversal dos dados obtidos com os questionários EORTIC QLQ-C30 e QLQ-BR23, num total de 21 pacientes em vários estágios da doença neoplásica maligna da mama, em diferentes ciclos de drogas quimioterápicas sob os protocolos FAC, AC, docetaxel, CMF, paclitaxel, irinotecano e CDDP/GEMCIT. Ele torna-se relevante à medida que o entendimento da qualidade de vida reflete na assistência global, bem como para uma evolução mais satisfatória dos pacientes em tratamento antineoplásico. O estudo abordou possíveis impactos que o câncer de mama tem na qualidade de vida das mulheres afetadas e a influência de potenciais variáveis moderadoras, como modalidade quimioterápica, procedimento cirúrgico, idade e estado civil. Nos casos das mulheres participantes, os maiores impactos foram percebidos na função sexual, funcionamento emocional, dificuldades financeiras, além do surgimento de dor, fadiga, náuseas e vômitos, resultados que variaram de acordo  com as categorias citadas. Tal conhecimento reflete no princípio ético de oferecer cuidados enquanto se minimiza os males resultantes do processo terapêutico. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-06-30

Como Citar

1.
Silva CB, Albuquerque V, Leite J. Qualidade de Vida em Pacientes Portadoras de Neoplasia Mamária Submetidas a Tratamentos Quimioterápicos. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de junho de 2010 [citado 28º de março de 2024];56(2):227-36. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1501

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL