Assistência à Saúde da Criança com Câncer na Produção Científica Brasileira

Autores

  • Cintia Flores Mutti Especialista em Neonatologia pela Universidade Gama Filho e Especialista em Oncologia pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA).
  • Cristiane Cardoso de Paula Doutora pela Escola de Enfermagem Anna Nery da UFRJ. Professora Adjunta no Departamento de Enfermagem, Centro de Ciências da Saúde na Universidade Federal de Santa Maria (RS), Brasil.
  • Marise Dutra Souto Mestre pela Escola de Enfermagem Anna Nery da UFRJ. Enfermeira no INCA.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2010v56n1.1537

Palavras-chave:

Oncologia, Pediatria, Neoplasias, Registros de Doenças, Revisão, Análise Quantitativa

Resumo

No Brasil, a partir dos dados obtidos do registro de câncer de base populacional, observou-se que câncer infantil varia de 1% a 4,6%. É uma especialidade contemporânea e tem seu corpo de conhecimento e prática em processo de construção. O objetivo da pesquisa foi mapear as produções científicas brasileiras da temática de câncer em crianças. Para tanto, foi feita a seleção dos artigos disponíveis on-line na íntegra e sua classificação, segundo as variáveis: ano, região, subárea e tipo de estudo; e a análise da tendência e natureza. Trata-se de um estudo de revisão, com abordagem descritiva quanti-qualitativa. A busca bibliográfica foi efetuada na base de dados Lilacs. Foram selecionados para análise 44 artigos, nos quais a região brasileira com maior destaque foi a Sudeste, seguida pela Sul. Evidenciou-se um traçado ascendente do quantitativo das publicações na distribuição por período, entre 1982-2007. Na Área das Ciências da Saúde, destacaram-se as produções tipo pesquisa, principalmente nas subáreas da Enfermagem e Medicina. A natureza predominante das pesquisas foi a clínico-epidemiológica, seguida da sociocultural; e a tendência foi absolutamente curativa. Concluiu-se o quanto é complexo o processo de adoecimento da criança com câncer e o prejuízo biopsicossocial que afeta a criança, a família e os profissionais envolvidos neste processo. A oncologia pediátrica configura um desafio para os pesquisadores e para a equipe multiprofissional, tanto na prevenção quanto no cuidado paliativo, evidenciando que essas ações ainda representam lacunas na produção científica brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-03-31

Como Citar

1.
Mutti CF, Paula CC de, Souto MD. Assistência à Saúde da Criança com Câncer na Produção Científica Brasileira. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 31º de março de 2010 [citado 25º de abril de 2024];56(1):71-83. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1537

Edição

Seção

REVISÃO DE LITERATURA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)