Avaliação dos Fatores Prognósticos Relacionados ao Câncer de Lábio: Revisão Sistemática

Autores

  • Marina Fernandes de Sena Mestre em Odontologia Preventiva e Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  • Anna Paula Serêjo da Costa Mestranda em Odontologia Preventiva e Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  • Anne Gabrielle Silva da Nóbrega Acadêmica do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Bolsista de Iniciação Científica PIBIC /CNpQ.
  • Antônio de Lisboa Lopes Costa Professor Doutor do Programa de Pós-graduação em Patologia Oral, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  • Maria Ângela Fernandes Ferreira Professora Doutora do Programa de Pós-graduação em Odontologia Preventiva e Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2010v56n1.1539

Palavras-chave:

Neoplasias Labiais, Prognóstico, Estudos de Coortes, Análise de Sobrevida, Estudos Retrospectivos, Revisão

Resumo

O objetivo do presente estudo foi investigar os fatores que interferem no prognóstico do câncer labial. Realizou-se uma revisão sistemática da literatura, utilizando-se como fontes de buscas as bases de dados eletrônicas Medline, Lilacs e BBO, através dos seguintes descritores de assunto: "câncer labial", "estudos de coorte", "estudos retrospectivos", "prognóstico" e "análise de sobrevida"; e das palavras cancer, lip, prognosis, follow, cohort e survival; nos idiomas inglês, espanhol e português, pesquisados no período de 1966 a 2008, obtendo 510 artigos, dos quais, 17 foram selecionados. Todos os desenhos foram estudos retrospectivos. Oito estudos avaliaram o estadiamento clínico e apontaram que o avanço de tal variável é um fator prognóstico para o câncer labial, 11 estudos associaram a relação do aumento do tamanho tumoral com a redução da sobrevida e/ou aumento de resultados desfavoráveis pós-tratamento (recidivas locais e/ou regionais). Quanto ao tipo de tratamento, os estudos não apontaram um consenso para a terapêutica que apresente os resultados mais favoráveis. O comprometimento das margens cirúrgicas foi preditor para um prognóstico desfavorável em todos os estudos que a analisaram. Fatores como o estadiamento clínico avançado, tumores com grandes diâmetros e mal diferenciados são importantes fatores prognósticos preditores do câncer de lábio, sendo necessário enfatizar a realização de ações promotoras de saúde para a detecção precoce dessa enfermidade tanto pelo paciente como pelo profissional de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-03-31

Como Citar

1.
Sena MF de, Costa APS da, Nóbrega AGS da, Costa A de LL, Ferreira M Ângela F. Avaliação dos Fatores Prognósticos Relacionados ao Câncer de Lábio: Revisão Sistemática. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 31º de março de 2010 [citado 28º de março de 2024];56(1):93-102. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1539

Edição

Seção

REVISÃO DE LITERATURA