Influência do Emocional sobre o Sistema Imunológico em Pacientes com Câncer versus Coping

Autores

  • Glaúcia Cezati Canal Bacharel em Enfermagem pelo Centro Universitário São Camilo Vitória (ES).
  • Helenice Martins Real Enfermeira, Cursando Pós-Graduação em Enfermagem Oncológica pela São Camilo Vitória (ES), Membro da Sociedade Brasileira de Enfermagem Oncológica (SBEO).
  • Valéria Cristina Pim F. Arantes Enfermeira, Especialista em Pneumologia Sanitária pelo Centro de Referência Hélio Fraga - FUNASA/ENSP, Especialista em Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) na Saúde Coletiva pela Universidade de São Paulo, Especialista em Gestão Hospitalar pela Unicamp - Grupo LAPA.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2009v55n3.1618

Palavras-chave:

Neoplasias/psicologia, Sistema Imunitário

Resumo

A influência do emocional sobre o sistema imunológico nos pacientes com câncer aumenta em demasia suas possibilidades de recuperação ou até, em alguns casos, constitui um mau prognóstico; em contrapartida cada paciente conta com um modo particular de enfrentamento da doença. O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto emocional do câncer sobre o sistema imunológico dos pacientes e as diferentes formas de enfrentamento de cada paciente. Foi utilizada uma abordagem quanti-qualitativa e documental, utilizando para isso entrevista individual, análise de prontuários e exames laboratoriais, em pacientes de 20 a 45 anos, com menos de cinco anos de tratamento de neoplasias em geral, os quais relataram sobre sua vivência com a doença. O grupo trabalhado apresentou características semelhantes a outros estudos feitos na área. Em geral, os participantes demonstraram deficiência no conhecimento da doença. O uso de coping foi positivo nos casos em que foi utilizado. Nos exames laboratoriais, a alta imunológica coincide com o uso de coping observado em prontuários e nas entrevistas; sugerese que pacientes em tratamento de neoplasias sejam estimulados a utilizar essas formas de enfrentamento. Ficou evidente que o emocional atua sobre o sistema imunológico diante de situações como, por exemplo, a de descobrir ser portador de uma doença neoplásica. Para que essa influência seja positiva, verificou-se que o uso de coping é um viés que pode propiciar boas respostas ao tratamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-09-30

Como Citar

1.
Canal GC, Real HM, Arantes VCPF. Influência do Emocional sobre o Sistema Imunológico em Pacientes com Câncer versus Coping. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de setembro de 2009 [citado 26º de abril de 2024];55(3):305. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1618

Edição

Seção

RESUMOS