A Importância dos Ácidos Graxos Ômega-3 no Câncer

Autores

  • Maria Carmen Neves Souza Carmo Médica nutróloga. Membro do grupo de Nutrição do Instituto Alfa de Gastroenterologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
  • Maria Isabel Toulson Davisson Correia Professora Adjunta de Cirurgia do Departamento de Cirurgia da UFMG. Especialista em Nutrição Parenteral e Enteral. Mestre em Cirurgia do Aparelho Digestivo pela UFMG. Doutora em Cirurgia do Aparelho Digestivo pela Universidade de São Paulo (USP). Coordenadora da Equipe de Terapia Nutricional do Instituto Alfa de Gastroenterologia, Hospital das Clínicas, Belo Horizonte (MG).

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2009v55n3.1621

Palavras-chave:

Ácidos Graxos não Saturados, Eicosanóides, Ácidos Docosahexaenóicos, Neoplasias, Caquexia, Terapia Nutricional, Avaliação

Resumo

Os ácidos graxos poli-insaturados de cadeia longa eicosapentaenoico (EPA) e docosahexaenoico (DHA), presentes nos peixes ricos em gordura e no óleo de peixe, têm impacto no câncer. Eles podem inibir a carcinogênese, retardar o crescimento de tumores e aumentar a eficácia da radioterapia e de várias drogas quimioterápicas, conforme demonstrado por estudos in vitro, experimentais com animais e alguns ensaios clínicos. Os ácidos graxos ômega-3 (AGs n-3), especialmente os EPAs, parecem ter importante papel na caquexia induzida pelo câncer. Vários mecanismos de ação foram propostos para explicar como os AGs n-3 podem modificar o processo de carcinogênese, tais como: supressão da biossíntese dos eicosanoides derivados do ácido araquidônico; influência na atividade do fator de transcrição nuclear, na expressão gênica e nas vias de transdução de sinais; alteração do metabolismo do estrogênio; aumento ou diminuição da produção de radicais livres e espécies reativas de oxigênio e; influência nos mecanismos envolvendo a resistência à insulina e a fluidez das membranas. Os objetivos deste estudo foram descrever os principais benefícios da terapêutica nutricional baseada na utilização da suplementação de AG n-3 em pacientes oncológicos, abordando essencialmente a via metabólica desse ácido graxo. Embora os estudos in vitro e os experimentos com animais tenham mostrado que os AGs n-3 podem ser úteis no tratamento e na prevenção do câncer, os ensaios clínicos, no que se refere ao tratamento, são poucos e têm mostrado resultados conflitantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-09-30

Como Citar

1.
Carmo MCNS, Correia MITD. A Importância dos Ácidos Graxos Ômega-3 no Câncer. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de setembro de 2009 [citado 23º de abril de 2024];55(3):279-87. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1621

Edição

Seção

REVISÃO DE LITERATURA