Vitaminas Antioxidantes na Prevenção do Câncer do Colo Uterino

Autores

  • Lúcia da Cunha Sampaio Especialista em Nutrição Oncológica pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), Nutricionista da Nutrição Clínica do Hospital do Câncer II (HC II)/ INCA.
  • Cristiane Fonseca de Almeida Chefe da Seção de Nutrição do HC II, Coordenadora do Curso de Especialização em Nutrição Oncológica do INCA, Mestre em Ciências pela UERJ, Nutricionista da Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional do INCA.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2009v55n3.1622

Palavras-chave:

Neoplasias do Colo do Útero/Etiologia, Neoplasias do Colo do Útero/Prevenção & Controle, Infecções por Papillomavirus, Terapia Nutricional, Antioxidantes, Revisão

Resumo

O câncer do colo uterino é a terceira neoplasia maligna mais comum nas mulheres, entretanto apresenta um dos mais altos potenciais de prevenção e cura se descoberto no início e tratado adequadamente. O principal fator etiológico para esse câncer é o Papilomavírus Humano (HPV) que induz a lesões no epitélio cervical, podendo evoluir para lesões precursoras e neoplasia invasiva. Os fatores dietéticos apresentam papel importante como cofatores no desenvolvimento da neoplasia intraepitelial cervical (NIC) e consequentemente do câncer cervical. Este trabalho de revisão bibliográfica tem como objetivo analisar a associação das vitaminas antioxidantes com a prevenção do câncer do colo uterino, identificando suas ações na prevenção das lesões displásicas. A oferta de vitaminas antioxidantes como A, C e E apresenta benefícios para prevenção do câncer do colo uterino, principalmente nos estágios iniciais da carcinogênese cervical. A vitamina A, através dos carotenoides, tem capacidade de inibir a formação dos radicais livres, sendo também potentes moduladores da diferenciação celular, o que confere proteção para inibir o desenvolvimento do HPV. As vitaminas C e E podem evitar a formação de carcinógenos, além de aumentar a imunidade. Dessa forma, a terapêutica nutricional, baseada na utilização de nutrientes antioxidantes, pode ser uma estratégia preventiva para o câncer do colo uterino, podendo assim ampliar os conceitos da terapia oncológica atual, o que permitirá melhores resultados quanto ao controle dessa doença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-09-30

Como Citar

1.
Sampaio L da C, Almeida CF de. Vitaminas Antioxidantes na Prevenção do Câncer do Colo Uterino. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de setembro de 2009 [citado 19º de abril de 2024];55(3):289-96. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1622

Edição

Seção

REVISÃO DE LITERATURA