Autocuidado e Quimioterapia Oral Domiciliar: Avaliação das Práticas Educativas dos Enfermeiros sob a Perspectiva de Pacientes

Autores

  • Maria Eunice Rodrigues de Mesquita Universidade Estácio de Sá. Tecnologista Pleno do Setor de Oncologia Clínica do Hospital do Câncer II. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Ministério da Saúde (HC II/INCA/MS). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Rildo Pereira da Silva Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF) - Argentina. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Estudos Qualitativos (NUPEQuali) do INCA/MS. Rio de Janeiro (RJ), Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6818-4748

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2016v62n3.165

Palavras-chave:

Enfermagem Oncológica, Neoplasias Colorretais/enfermagem, Autocuidado, Institutos de Câncer, Avaliação

Resumo

Introdução: Ante a vida prática dos pacientes, indaga-se sobre a melhor forma de aquisição de saberes para o autocuidado. Objetivo: Avaliar, na perspectiva dos pacientes, convergências e divergências entre orientações para o autocuidado, compreensão quanto às orientações e sua aplicação. Método: Estudo avaliativo, qualitativo, sob a perspectiva hermenêutico-dialética, em hospital oncológico no Rio de Janeiro. Quinze participantes com câncer de cólon e reto com delimitação amostral distribuída por três grupos (ciclos iniciais, centrais e finais) do protocolo de tratamento XELOX. Adoção da amostra por conveniência sob os critérios: maioridade, ciência do tratamento, lucidez, funções cognitivas preservadas, ausência de metástase cerebral e em quimioterapia oral domiciliar. Produção de dados por entrevistas semiestruturadas entre setembro e outubro de 2012, levadas ao ponto da saturação teórica, numa cooperação entre participantes e pesquisadores para iluminar a experiência a ser explorada. Resultados: Oitenta e nove recortes de falas agrupados em três categorias empíricas e suas respectivas subcategorias, a saber: a categoria da orientação à compreensão, com oito subcategorias; a categoria descrição das práticas educativas, com quatro subcategorias; a categoria da compreensão à aplicação, com 11 subcategorias. Conclusão: Como há aprimoramentos possíveis ao longo do processo, na transição de uma etapa para a outra, são propostas uma ação anterior de identificação dos fatores socioculturais, uma ação posterior de caráter avaliativo e ações de acompanhamento entre um ciclo e outro.

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Publicado

2016-09-30

Como Citar

1.
de Mesquita MER, da Silva RP. Autocuidado e Quimioterapia Oral Domiciliar: Avaliação das Práticas Educativas dos Enfermeiros sob a Perspectiva de Pacientes. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de setembro de 2016 [citado 26º de abril de 2024];62(3):237-45. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/165

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL