Câncer na Mídia: uma Questão de Saúde Pública

Autores

  • Regina Castro Divisão de Comunicação Social (DCS)/ Instituto Nacional de Câncer (INCA). Rio de Janeiro, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2009v55n1.1675

Palavras-chave:

Neoplasias, Imprensa, Instituto Nacional de Câncer (Brasil)

Resumo

O estudo aborda o câncer na mídia. É baseado na hipótese de que, há 10 anos, o câncer era considerado pela imprensa como um problema de interesse apenas de uma parcela da população. Atualmente, a partir de ações de comunicação do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e das diversas instâncias envolvidas na questão, o câncer já seria considerado como uma questão de saúde pública. Assim, de forma a contribuir para guiar as ações de Comunicações no Instituto, seria importante checar se a percepção da imprensa sobre o câncer estaria em consonância com atual política do Ministério da Saúde. Essa política considera o câncer como uma questão de saúde pública. Também era necessário investigar a importância que a imprensa dá ao tema e se a cobertura da mídia em relação ao assunto evoluiu. Com esse objetivo, foram entrevistados 13 jornalistas dos principais meios de comunicação do país, todos com experiência na área de saúde. Paralelamente, foram analisadas 360 matérias publicadas em alguns dos mais importantes jornais e revistas do país, nos períodos de junho de 1997 a julho de 1998, e junho de 2006 a julho de 2007.

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Publicado

2009-03-31

Como Citar

1.
Castro R. Câncer na Mídia: uma Questão de Saúde Pública. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 31º de março de 2009 [citado 26º de dezembro de 2024];55(1):41-8. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1675

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL