O Ser Portador de um Cateter Venoso Central: a Percepção do Cliente e a Contribuição da Enfermagem

Autores

  • Maria Amália de Lima Cury Cunha Mestre em Enfermagem Hospitalar da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN)/ UFRJ - Rio de Janeiro, Brasil; Enfermeira Assistencial do Ambulatório de Cateteres de Adultos do Hospital do Câncer I (HCI) - Instituto Nacional de Câncer (INCA)
  • Josete Luzia Leite Doutora em Enfermagem; Professora Titular/ Emérita da UNIRIO; Membro do Núcleo de Pesquisa em Enfermagem e Gerência, Exercício Profissional em Enfermagem (NUPEGEPEn); Pesquisadora do CNPQ

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2008v54n2.1741

Palavras-chave:

Oncologia, Enfermagem, Cateterismo venoso central

Resumo

Trata-se de um estudo sobre a percepção do cliente oncológico em relação à presença de um cateter venoso central em seu corpo. Os objetivos do trabalho foram: identificar a percepção do cliente frente à sua experiência em conviver com um cateter venoso central em seu corpo, analisar a percepção do cliente manifesta na experiência de ser portador de cateter venoso central e contribuir para a prática de enfermagem a partir das observações realizadas. Foi utilizada como abordagem metodológica uma aproximação ao método fenomenológico com base no pensamento de Merleau-Ponty. Após a redução fenomenológica, os sentimentos apreendidos foram agrupados numa única categoria de análise: segurança proporcionada pelo conforto e alívio com a presença do cateter suavizando o tratamento. As conclusões do estudo revelaram que o cliente oncológico se convence de que o uso do dispositivo lhe favorece no tratamento e procura se adaptar ao mesmo.

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Publicado

2008-06-30

Como Citar

1.
Cunha MA de LC, Leite JL. O Ser Portador de um Cateter Venoso Central: a Percepção do Cliente e a Contribuição da Enfermagem. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de junho de 2008 [citado 18º de maio de 2024];54(2):139-45. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1741

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL