O Olhar que Olha o Outro... Um Estudo com Familiares de Pessoas em Quimioterapia Antineoplásica

Autores

  • Maria das Graças Gazel de Souza Enfermeira Residente do Instituto Nacional de Câncer (INCA)
  • Fátima Helena do Espírito Santo Profª Drª do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2008v54n1.1758

Palavras-chave:

Neoplasias, Quimioterapia, Família, Cuidados de Enfermagem

Resumo

Estudo de natureza qualitativa que objetiva descrever os sentimentos e reações da família frente ao parente em quimioterapia antineoplásica, identificar as expectativas da família ao acompanhar o parente em quimioterapia antineoplásica e discutir as possibilidades de atuação do enfermeiro junto a essa família. A coleta de informações envolveu observação simples e entrevistas semi-estruturadas com familiares de dez pessoas em tratamento de quimioterapia antineoplásica. Concluiu-se que a trajetória dessa família é permeada por momentos difíceis e que o câncer e seu tratamento envolvem não só o doente, mas todo o grupo familiar que se mantém sempre disposto a ajudar o parente no enfrentamento da doença. Assim, o cuidado do enfermeiro e da equipe multiprofissional é fundamental para proporcionar suporte ao cliente e à sua família visando à melhoria da qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-03-31

Como Citar

1.
Souza M das GG de, Espírito Santo FH do. O Olhar que Olha o Outro. Um Estudo com Familiares de Pessoas em Quimioterapia Antineoplásica. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 31º de março de 2008 [citado 29º de abril de 2024];54(1):31-4. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1758

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL