Melanoma de Pênis Tratado Conservadoramente: Relato de Caso e Revisão da Literatura

Autores

  • Antonio Augusto Ornellas Department of Urology - Instituto Nacional de Câncer. Department of Urology - Hospital Mário Kröeff.
  • Raul Quirino Department of Urology - Instituto Nacional de Câncer
  • Aristóteles Wisnescky Department of Urology - Instituto Nacional de Câncer
  • José Francisco Rezende Department of Osseous and Connective Tissue - Instituto Nacional de Câncer
  • Paulo Antonio Silvestre de Faria Department of Pathology - Instituto Nacional de Câncer

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2007v53n4.1785

Palavras-chave:

Melanoma, Pênis, Linfonodos

Resumo

Melanomas do pênis são tumores malignos muito agressivos. Descrevemos o caso de um paciente com uma lesão confinada ao prepúcio e com linfonodos inguinais clinicamente negativos, tratados conservadoramente. O paciente submeteu-se à ressecção alargada da lesão para tratamento e diagnóstico. O tratamento das regiões inguinais em pacientes com melanoma de pênis permanece controvertido, uma vez que a incidência de doença metastática é significativamente mais baixa nos pacientes com estádios patológicos iniciais. Como nesse paciente o estádio patológico do melanoma de pênis era T2a (profundidade 1,9 mm, sem ulceração), decidimos usar linfocintigrafia pré-operatória, mapeamento intra-operatório dos linfonodos e biópsia do linfonodo sentinela para avaliar o comprometimento metastático inguinal. Cortes de congelação do linfonodo sentinela direito retirado foram negativos para malignidade e nenhum tratamento adjuvante foi realizado. A ressecção alargada da lesão permitiu efetivo controle local do tumor peniano e o paciente é mantido em acompanhamento clínico pós-operatório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-12-31

Como Citar

1.
Ornellas AA, Quirino R, Wisnescky A, Rezende JF, Faria PAS de. Melanoma de Pênis Tratado Conservadoramente: Relato de Caso e Revisão da Literatura. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 31º de dezembro de 2007 [citado 26º de abril de 2024];53(4):437-41. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1785

Edição

Seção

RELATO DE CASO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)