Tratamento de radiodermatite no cliente oncológico: subsídios para intervenções de enfermagem

Autores

  • Flávio Peixoto Blecha Enfermeiro Residente em Oncologia Clínica pelo Instituto Nacional de Câncer - INCA.
  • Maria Teresa dos Santos Guedes Mestre em Enfermagem - UNIRIO; Especialista em Enfermagem em Oncologia - INCA/UFRJ. Enfermeira do Hospital do Câncer I - INCA.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2006v52n2.1889

Palavras-chave:

Radiodermatite, Enfermagem, Radioterapia

Resumo

A Radioterapia é uma modalidade de tratamento local-regional, objetivando a cura, remissão, profilaxia ou paliação, sendo indicada de forma exclusiva ou associada (neoadjuvante, concomitante ou adjuvante) a tratamentos como quimioterapia e cirurgia. Uma das complicações decorrentes da radiação ionizante são as lesões de pele denominadas de radiodermatite que podem ser reações agudas ou tardias. Isto afeta a qualidade de vida do indivíduo com alteração da imagem corporal, auto-imagem, auto-estima, levando ao isolamento social. O papel do enfermeiro é importante na ação de prevenção e principalmente na intervenção sobre essas reações. Os objetivos deste estudo foram levantar o estado da arte, identificar os produtos e curativos empregados, e contribuir com as intervenções de enfermagem baseadas em evidências no tratamento da radiodermatite. Realizou-se uma revisão de literatura sistematizada sem metanálise, utilizando-se as bases de dados Lilacs, Medline, Pubmed e Cinahl no período de 1993 a 2004. Os resultados identificados não demonstraram a freqüência de uso de um produto que pudesse ser recomendado na prática assistencial. A maioria dos produtos identificados não estão disponíveis no Brasil. Observouse que as principais publicações foram em revistas de enfermagem onde o enfermeiro coordenou ou era consultor da pesquisa. Esse estudo demonstrou uma lacuna no conhecimento e a necessidade de pesquisa clínica controlada sob investigação do enfermeiro como base fundamental no tratamento da radiodermatite.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-06-30

Como Citar

1.
Blecha FP, Guedes MT dos S. Tratamento de radiodermatite no cliente oncológico: subsídios para intervenções de enfermagem. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de junho de 2006 [citado 28º de abril de 2024];52(2):151-63. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1889

Edição

Seção

REVISÃO DE LITERATURA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)