Relação entre idade, sexo, tratamento realizado e estágio da doença com a sobrevida em pacientes terminais com carcinoma epidermóide de laringe

Autores

  • Gabriel Manfro Médico residente da Seção de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital do Câncer I do Instituto Nacional de Câncer (INCA/MS), Rio de Janeiro, Brasil.
  • Fernando Luiz Dias Chefe da Seção de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital do Câncer I do Instituto Nacional de Câncer (INCA/MS), Rio de Janeiro, Brasil.
  • José Roberto Netto Soares Titular de Seção de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital do Câncer I do Instituto Nacional de Câncer (INCA/MS), Rio de Janeiro, Brasil.
  • Roberto Araújo Lima Titular de Seção de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital do Câncer I do Instituto Nacional de Câncer (INCA/MS), Rio de Janeiro, Brasil.
  • Tereza Reis Cirurgiã Oncológica, Médica do Hospital do Câncer IV do Instituto Nacional de Câncer (INCA/MS), Rio de Janeiro, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2006v52n1.1903

Palavras-chave:

Carcinoma epidermóide, Câncer de laringe, Cuidados paliativos, Sobrevida

Resumo

Introdução: A evolução dos pacientes com carcinoma epidermóide (CEC) de laringe, após o término do tratamento oncológico curativo, deve ser melhor entendida para possibilitar suporte mais adequado neste período da evolução da doença. Objetivo: Avaliar o tempo de sobrevida e relacionar com fatores demográficos, clínicos e terapêuticos de pacientes portadores de CEC de laringe sem possibilidades de tratamento oncológico curativo. Determinar qual a maior causa de término de tratamento oncológico curativo em pacientes com CEC de laringe tratados no INCA e o sítio de metástases mais freqüente. Método: Estudo retrospectivo de 93 pacientes terminais com CEC de laringe tratados no HC IV, entre 1992 e 2003. A sobrevida dos pacientes foi relacionada com a idade, sexo, tratamento realizado e estágio do paciente no momento do fim do tratamento oncológico curativo. Análise estatística realizada, considerando o valor de p < 0,05. Curva de sobrevida realizada pelo método de Kaplan-Meyer. Resultados: A sobrevida média dos pacientes, após ser determinado o fim do tratamento curativo, foi de 3,51 meses, e a idade, sexo, tratamento realizado e o estágio da doença não estiveram relacionados com o tempo de sobrevida após o início dos cuidados paliativos. A maior causa de falência de tratamento foi a presença de doença loco-regional avançada. O sítio de metástase à distância mais freqüente foi o pulmão. Conclusão: A sobrevida dos pacientes com CEC de laringe em cuidados paliativos foi bastante curta não chegando a 4 meses, sendo que nenhum fator estudado alterou este período. A causa mais freqüente de falência do tratamento foi a doença locoregional avançada. O pulmão foi o sítio de metástase mais frequentemente acometido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-03-31

Como Citar

1.
Manfro G, Dias FL, Soares JRN, Lima RA, Reis T. Relação entre idade, sexo, tratamento realizado e estágio da doença com a sobrevida em pacientes terminais com carcinoma epidermóide de laringe. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 31º de março de 2006 [citado 20º de abril de 2024];52(1):17-24. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1903

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL