Risco de câncer no Brasil: tendências e estudos epidemiológicos mais recentes

Autores

  • Maximiliano Ribeiro Guerra Mestre e Doutorando em Epidemiologia pelo Instituto de Medicina Social, UERJ. Professor do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Juiz de Fora.
  • Cláudia Vitória de Moura Gallo Doutora em Biologia Molecular pela Universidade Paris VII. Professora do Departamento de Biologia Celular e Genética, Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes, UERJ.
  • Gulnar Azevedo e Silva Mendonça Doutora em Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Coordenadora da CONPREV, Instituto Nacional de Câncer. Professora do Departamento de Epidemiologia do Instituto de Medicina Social, UERJ.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2005v51n3.1950

Palavras-chave:

Neoplasias, Epidemiologia, Fatores de risco, Incidência, Brasil

Resumo

O número de casos de câncer tem aumentado de maneira considerável em todo o mundo, principalmente a partir do século passado, configurando-se, na atualidade, como um dos mais importantes problemas de saúde pública mundial. A freqüência de distribuição dos diferentes tipos de câncer apresenta-se variável em função das características de cada região, o que enfatiza a necessidade do estudo das variações geográficas nos padrões desta doença, para seu adequado monitoramento e controle. Por meio de revisão da literatura especializada mais recente, foram descritos alguns dos principais tipos de câncer no Brasil, com enfoque nas pesquisas epidemiológicas que investigaram os fatores associados ao risco de adoecer por estes cânceres em nosso país. Desta forma, os autores deste estudo objetivaram contribuir para a avaliação do risco atual de câncer no Brasil, buscando uma análise das tendências em sua incidência, estratégia de fundamental valor para o desenvolvimento de políticas de saúde adequadas que visem ao controle desta doença em nosso país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2005-09-30

Como Citar

1.
Guerra MR, Gallo CV de M, Mendonça GA e S. Risco de câncer no Brasil: tendências e estudos epidemiológicos mais recentes. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de setembro de 2005 [citado 25º de abril de 2024];51(3):227-34. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1950

Edição

Seção

REVISÃO DE LITERATURA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)