Etiopatogênese da infecção por parvovírus humano B19 e relação com leucemias agudas da infância

Autores

  • William Augusto Casteleins Cecílio Acadêmico de Medicina, 5º Período, PUCPR - Bolsista CNPq do Programa Aristides Pacheco Leão de Estímulo a Vocações Científicas de 2004, da Academia Brasileira de Ciências.
  • Maria do Socorro Pombo de Oliveira Médica PhD, pesquisadora do Instituto Nacional de Câncer , Coordenadoria de Pesquisa, Divisão de Medicina Experimental - Grupo de Pesquisa sobre Patogênese das Leucemias/Linfomas. Instituto Nacional de Câncer.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2004v50n3.2031

Palavras-chave:

Parvovírus B19 humano, Vírus B19, Eritema infeccioso, Leucemia Aguda, Criança

Resumo

O parvovírus humano B19 (B19V) é o agente causador do eritema infeccioso em crianças, há muito conhecido como "quinta doença". Esta infecção foi descrita inicialmente há mais de 100 anos, no entanto há apenas 30 anos o vírus tornou-se conhecido dos cientistas. Apesar de se resolver sem maiores complicações, em indivíduos normais (imunocompetentes), alguns grupos de pacientes merecem especial atenção quando acometidos por este parvovírus, tendo em vista as sérias complicações que podem vir a apresentar no futuro. Entre tais pacientes encontram-se os portadores de hemoglobinopatias, imunocomprometidos e fetos. Especula-se que a infecção por B19 está associada a etiopatogênese de leucemias agudas. Atualmente, modernas técnicas vêm sendo empregadas para o diagnóstico desta doença, incluindo a dosagem sérica de imunoglobulinas e a detecção do vírus. O tratamento, por outro lado, continua sintomático na maior parte dos casos. No entanto novas abordagens terapêuticas com uso anti-retroviral vêm sendo utilizadas, especialmente nas complicações que o parvovírus provoca. O objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão enfocando os principais aspectos clínicos, imunocelulares e terapêuticos desta doença exantemática comumente subestimada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2004-09-30

Como Citar

1.
Cecílio WAC, Oliveira M do SP de. Etiopatogênese da infecção por parvovírus humano B19 e relação com leucemias agudas da infância. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de setembro de 2004 [citado 28º de abril de 2024];50(3):233-8. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/2031

Edição

Seção

REVISÃO DE LITERATURA