Medicina perioperatória em oncologia: papel do anestesiologista no controle da morbidade cirúrgica

Autores

  • José Jorge Soares Netto Médico da Seção de Terapia Intensiva e da Seção de Anestesiologia do Hospital do Câncer II do Instituto Nacional de Câncer - INCA - Rio de Janeiro - RJ.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2004v50n3.2034

Palavras-chave:

Medicina perioperatória, Morbidade em cirurgia oncológica, Papel do anestesiologista

Resumo

O anestesiologista contribui decisivamente no período perioperatório da cirurgia oncológica, exercendo atividades médicas na tentativa de minimizar o risco de seqüelas resultantes das respostas metabólicas, hormonais, imunológicas e hematológicas das grandes ressecções cirúrgicas; sempre com o objetivo de implementar estratégias terapêuticas durante o procedimento anestésico para redução das complicações e rápida recuperação pós-operatória, diminuindo os custos hospitalares. O presente estudo descreve os fatores que possam estar relacionados a disfunções orgânicas - cardiovascular, respiratória e nutricional - no pré-operatório; a influência das condutas no per-operatório frente a hipotermia das cirurgias prolongadas, hemorragia, transfusão e imunossupressão; e os cuidados pós-operatórios de relevância, prevenindo e revertendo a hipoxemia, as disfunções cardiovasculares, pulmonares, os estados neurológicos confusionais, o íleo neurogênico e o controle da dor com toda sua expressão na indução de fenômenos deletérios à homeostasia. Ao concluir esta revisão, fica evidente que o anestesiologista desempenha um papel de fundamental importância no controle da morbidade cirúrgica oncológica. As considerações aqui mencionadas visam a atualizar e melhorar os conceitos da medicina perioperatória, sendo passíveis de revisão conforme a evolução da tecnologia e da prática da anestesiologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2004-09-30

Como Citar

1.
Soares Netto JJ. Medicina perioperatória em oncologia: papel do anestesiologista no controle da morbidade cirúrgica. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de setembro de 2004 [citado 28º de abril de 2024];50(3):261-7. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/2034

Edição

Seção

REVISÃO DE LITERATURA