Tratamento cirúrgico de tumores malignos envolvendo ombro e membro superior: estudo de 10 casos

Autores

  • Leonardo José Vieira Especialista em Cirurgia Oncológica pela Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC), chefe do Serviço de Cirurgia do Hospital ASCOMCER de Juiz de Fora e professor de Oncologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
  • João Paulo Vieira Cirurgião do Tórax com pós-graduação em Cirurgia do Tórax pelo ITP - UFRJ (Instituto de Tisiologia e Pneumologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro), mestrado em Pneumologia pelo ITP - UFRJ, título de especialista em Cirurgia do Tórax pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica, professor de Cirurgia do Tórax da UFJF e professor de Cirurgia Ambulatorial da FAME (Faculdade de Medicina ) de Barbacena / MG.
  • Alexandre Ferreira Oliveira Cirurgião Oncológico, titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e professor substituto de Cirurgia Gastroenterológica da UFJF.
  • Rosyane Rena de Freitas Acadêmica da Faculdade de Medicina da UFJF.
  • Felipe Torres Rabêlo Acadêmico da Faculdade de Medicina da UFJF.
  • Rafael Rabello Lista Mira Acadêmico da Faculdade de Medicina da UFJF.
  • Jean Khoury José Acadêmico da Faculdade de Medicina da UFJF.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2004v50n2.2046

Palavras-chave:

Neoplasias, Cirurgia, Membro Superior, Ombro, Desarticulação

Resumo

Para alguns pacientes com neoplasias em região de ombro e/ou membro superior, a desarticulação interescapulotorácica (Cirurgia de Berger) ou a desarticulação escápulo-umeral, embora radicais, são o tratamento cirúrgico de escolha. No entanto, em casos selecionados, a escapulectomia ou a cirurgia de Tikhoff-Linberg (ressecção interescapulotorácica supra-umeral) pode ser uma alternativa. Neste trabalho, avaliamos 10 pacientes submetidos às diversas cirurgias em região de ombro e membro superior, de 2000 a 2003, nos hospitais ASCOMCER, Oncológico e Dr. João Felício, de Juiz de Fora (MG), procedendo à discussão sobre a modalidade cirúrgica aplicada a cada caso, a relação entre tipo histológico, localização do tumor e/ou comprometimento de feixe vásculo-nervoso com a indicação de uma ou outra cirurgia, a recorrência local ou sistêmica relacionada à técnica cirúrgica, a utilização de terapias neoadjuvantes e adjuvantes à cirurgia, o tempo de acompanhamento clínico sem indício de recidiva e óbitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2004-06-30

Como Citar

1.
Vieira LJ, Vieira JP, Oliveira AF, Freitas RR de, Rabêlo FT, Mira RRL, José JK. Tratamento cirúrgico de tumores malignos envolvendo ombro e membro superior: estudo de 10 casos. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de junho de 2004 [citado 14º de maio de 2024];50(2):127-32. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/2046

Edição

Seção

RELATO DE CASO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)