Exercícios Imediatos versus Exercícios Tardios no Pós-Operatório de Cirurgias Oncomamárias: Limitação ou Liberação da Amplitude de Movimento?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2018v64n4.205

Palavras-chave:

Terapia por Exercício, Neoplasias da Mama, Cuidados Pós-Operatórios, Revisão

Resumo

Introdução: O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, faz parte de um grupo heterogêneo de doenças, tendo assim sinais e comportamento distintos. Os tratamentos possíveis são abordagens cirúrgicas, quimioterapia, radioterapia, endocrinoterapia e terapia-alvo. O procedimento cirúrgico pode levar a diversas complicações e consequências para a paciente, sendo assim é necessário acompanhamento após essa abordagem, e exercícios são fundamentais para devolver a funcionalidade e a qualidade de vida. Porém existem divergências na literatura em relação ao momento de início da sua execução. Objetivo: Realizar uma revisão sistemática de literatura, apresentar estudos e analisar o impacto da liberação de exercícios imediatos versus tardios, após cirurgias oncomamárias, sem intervenção plástica associada. Método: Trata-se de um estudo de revisão sistemática de literatura. Foi realizada uma pesquisa no banco das bases de dados PubMed, PEDro e SciELO, utilizando os descritores: rehabilitation, breast neoplasms, prospective period, prospective care, exercise e no idioma português: reabilitação, câncer de mama, período pós-operatório, cuidados pós-operatórios e exercício. Resultados: Para a realização deste estudo, foram encontrados 48 artigos, sendo 12 relevantes à revisão. Conclusão: Os estudos se apresentam divergentes, porém observa-se uma atualização literária que enfatiza quais exercícios imediatos no pós-operatório de cirurgias oncomamárias podem ser empregados sem trazer aumento na incidência de complicações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2018-12-31

Como Citar

1.
Estevão A, Mendes AF, Silva ML da, Ventura PL, Biagi AC, Cunha MCB. Exercícios Imediatos versus Exercícios Tardios no Pós-Operatório de Cirurgias Oncomamárias: Limitação ou Liberação da Amplitude de Movimento?. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 31º de dezembro de 2018 [citado 18º de abril de 2024];64(4):551-60. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/205

Edição

Seção

REVISÃO DE LITERATURA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)