Assistência à mulher com câncer de colo uterino: o papel da enfermagem

Autores

  • Scheila Frigato Enfermeira do Ambulatório de Oncologia e Radioterapia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP). Mestranda em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EE-USP)
  • Luiza Akiko Komura Hoga Enfermeira Obstétrica. Livre-Docente em Enfermagem. Professora associada do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrico da EE-USP. Departamento: Divisão de Oncologia Clínica, Serviços de Radioterapia e Oncologia Clínica do Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2003v49n4.2073

Palavras-chave:

Neoplasias do Colo Uterino, Radioterapia, Braquiterapia, Quimioterapia, Enfermagem

Resumo

O tratamento do câncer de colo de útero, sobretudo a radioterapia e a quimioterapia, provocam uma série de conseqüências físicas e emocionais na mulher. São descritas as formas de tratamento radioterápico, que inclui a teleterapia e a braquiterapia, e quimioterápico realizados junto às mulheres acometidas pelo câncer de colo de útero atendidas nos Serviços de Radioterapia e Oncologia Clínica do Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP). As pacientes submetidas a estes tratamentos recebem assistência de equipe multiprofissional na qual a enfermagem assume papel importante no suporte e orientação à mulher e sua família. O presente artigo tem como objetivo relatar a assistência prestada a estas mulheres e respectivos familiares, com ênfase no papel desempenhado pela equipe de enfermagem. São descritas as orientações relativas às reações adversas em pele e mucosas do trato gastro-intestinal e urinário, os cuidados locais adequados e esclarecimento de dúvidas. Além de informar e tranqüilizar o paciente e seus familiares, a enfermagem pode minimizar, através de triagem prévia, a necessidade de maior freqüência da avaliação médica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2003-12-30

Como Citar

1.
Frigato S, Hoga LAK. Assistência à mulher com câncer de colo uterino: o papel da enfermagem. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de dezembro de 2003 [citado 3º de maio de 2024];49(4):209-14. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/2073

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL