Câncer de pele: estudo dos principais marcadores moleculares do melanoma cutâneo

Autores

  • Licia Caldas Figueiredo Graduanda do curso de Medicina, Faculdade de Medicina do Juazeiro do Norte (FMJ).
  • Luciana Nunes Cordeiro Técnica do Laboratório de Genética, Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte (FMJ).
  • Anderson Pontes Arruda Professor, Laboratório de Genética, Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte (FMJ).
  • Maria Denise Fernandes Carvalho Professora, Laboratório de Genética, Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte (FMJ).
  • Erlane Marques Ribeiro Professora, Laboratório de Genética, Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte (FMJ).
  • Henrique Douglas Melo Coutinho Professor, Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte (FMJ) e Universidade Regional do Cariri (URCA).

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2003v49n3.2098

Palavras-chave:

Melanoma, Neoplasias Cutâneas, Marcadores Biológicos de Tumor, Imunohistoquímica

Resumo

Melanoma é a principal doença fatal relacionada à pele. A incidência e a mortalidade pelo melanoma vêm aumentando no mundo, sendo sua incidência em países pouco desenvolvidos pouco conhecida. No Brasil, 0,15% de todas as neoplasias malignas correspondem a esta doença, sendo o diagnóstico histológico crescente. Visto que 12% dos pacientes com melanoma metastático sobrevivem mais de cinco anos, a chance de cura dessa doença está diretamente relacionada ao diagnóstico e ao tratamento no início do seu desenvolvimento. Por isso, estudos sobre a biologia molecular do melanoma cutâneo buscando a identificação de marcadores moleculares são interessantes na previsão do diagnóstico e na melhoria do prognóstico dos indivíduos com essa doença. Marcadores imuno-histoquímicos (Mel-CAM), enzimáticos (Tirosinase), protéicos (Integrinas; ICAM - 1; ciclina D1) e genéticos (CDKN2A; p53; p21) podem ser utilizados para esse fim. Devido a isso, foi observado um grande avanço nos estudos do desenvolvimento dos mecanismos patogênicos do melanoma maligno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2003-09-30

Como Citar

1.
Figueiredo LC, Cordeiro LN, Arruda AP, Carvalho MDF, Ribeiro EM, Coutinho HDM. Câncer de pele: estudo dos principais marcadores moleculares do melanoma cutâneo. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de setembro de 2003 [citado 30º de abril de 2024];49(3):179-83. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/2098

Edição

Seção

REVISÃO DE LITERATURA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)