Rastreamento do Câncer de Mama no Brasil: um Estudo de Padrões Espaciais

Autores

  • Virginia Maria de Azevedo Oliveira Knupp Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde pelo Programa de Doutorado de Enfermagem e Biociências (PPGenfBio) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rua Recife, s/n - Jardim Bela Vista. Rio das Ostras (RJ), Brasil.
  • Enirtes Caetano Prates Melo Orientadora. Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp). Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2016v62n4.215

Palavras-chave:

Neoplasias da Mama/prevenção & controle, Detecção Precoce de Câncer, Análise de Componente Principal, Sistemas de Informação em Saúde, Sistema Único de Saúde

Resumo

Introdução: As elevadas taxas de incidência e mortalidade do câncer de mama no Brasil são um grande desafio para o setor saúde que, nos últimos anos, investiram em diferentes políticas públicas, especialmente nas ações de detecção precoce.  Objetivos: Avaliar o acesso às ações de detecção precoce do câncer de mama no Brasil entre pacientes atendidas no Sistema Único de Saúde (SUS) a partir dos dados dos Sistemas de Informação em Saúde (SIS). Método: Estudo ecológico de  pacientes atendidas no SUS em 2012, por meio de dados coletados nos Sistemas de Informação sobre Mortalidade, Informação Ambulatorial e do Controle do Câncer de Mama em 2014. A análise por regionais de saúde iniciou-se com a descrição  espacial das variáveis mamografia de rastreamento, procedimentos diagnósticos, taxa de mortalidade e condições socioeconômicas. Em seguida, foi realizada a análise de componentes principais com a redução das variáveis em quatro  constructos. Por fim, realizou-se a análise de grupamentos com mapeamento dos constructos. Resultados: Observou-se um padrão marcado por desigualdades intra e inter-regionais para as ações de detecção precoce. As regionais de saúde com  piores condições socioeconômicas, de um modo geral, apresentaram piores indicadores de acesso para todos os procedimentos de rastreamento e confirmação diagnóstica do câncer de mama. Conclusão: As ações de detecção precoce do câncer  de mama configuram-se essencialmente por padrões de desigualdades, em que piores condições socioeconômicas estão associadas com piores indicadores de acesso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-04-02

Como Citar

1.
Knupp VM de AO, Melo ECP. Rastreamento do Câncer de Mama no Brasil: um Estudo de Padrões Espaciais. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 2º de abril de 2019 [citado 18º de abril de 2024];62(4):343. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/215

Edição

Seção

RESUMO DE TESE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)