Fatores preditivos de recidiva do carcinoma mamário axila-negativo

Autores

  • Artur Orlando A Ramos Filho Bolsista de iniciação científica - PIBIC, Faculdade de Medicina, Universidade Federal da Bahia.
  • Thomas WN Castro Bolsista de iniciação científica - PIBIC, Faculdade de Medicina, Universidade Federal da Bahia.
  • Marco Antônio V Rêgo Acadêmico, Faculdade de Medicina, Universidade Federal da Bahia.
  • Francis O Alves Médico. Doutor em Epidemiologia. Professor Adjunto do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal da Bahia.
  • Lívia C Almeida Médica. Doutora em Epidemiologia. Professora Adjunto do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal da Bahia.
  • Mabel V Sousa Médica. Doutora em Epidemiologia. Professora Adjunto do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal da Bahia.
  • Maria das Graças Souza Vieira Bioquímica. Mestre em Imunologia, Serviço de Anatomia Patológica, Hospital Universitário Prof. Edgar Santos da Universidade Federal da Bahia e Hospital Aristides Maltez.
  • Helenemarie Schaer-Barbosa Médica. Professora Adjunta do Departamento de Anatomia Patológica e Medicina Legal. Doutora em Patologia Humana, Hospital Universitário Prof. Edgar Santos e Hospital Aristides Maltez.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2002v48n4.2154

Palavras-chave:

Neoplasias Mamárias, Carcinoma, Estadiamento de Neoplasias, Axila, Gânglios Linfáticos, Recidiva Local de Neoplasia, Valor Preditivo

Resumo

Metástase em gânglios linfáticos axilares é um fator prognóstico importante para o carcinoma mamário invasivo. Contudo, cerca de 10% a 20% das pacientes com carcinoma axila-negativo apresentam recidiva da neoplasia. Para avaliar os possíveis fatores preditivos de recidiva, foram revisados os prontuários de 738 casos de pacientes com câncer de mama tratados cirurgicamente no Hospital Aristides Maltez entre 1995-97, encontrando-se 271 pacientes livres de metástases axilares, das quais 32 (11,8%) recidivaram. A média de idade da paciente ao diagnóstico foi de 60 anos. Compararam-se os Grupos 1 (com recidiva) e 2 (sem recidiva) considerando-se idade do paciente ao diagnóstico, tamanho tumoral e grau histológico do tumor (Scarff-Bloom-Richardson). Calcularam-se os riscos relativos (RR) e intervalos de confiança de 95%. Observou-se um RR=3,45 (1,65; 7,22) para recidiva e idade inferior a 40 anos. Com relação ao grau histológico encontrou-se RR=3,08 (1,52; 6,24) de recidiva em pacientes com grau histológico III, comparando-se àquelas com graus I e II. Foram observados um RR=1,13 (IC 95%=0,55; 2,33) para tumores maiores que 2cm e um RR=1,75 (IC 95%=0,74; 4,14) para tumores maiores que 5cm. Concluiu-se que a idade da paciente ao diagnóstico abaixo de 40 anos e grau histológico III são importantes fatores preditivos de recidiva do carcinoma mamário axila-negativo. Estes achados têm fundamento na literatura e podem justificar a adoção de terapêutica complementar para este grupo de pacientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2002-12-30

Como Citar

1.
Ramos Filho AOA, Castro TW, Rêgo MAV, Alves FO, Almeida LC, Sousa MV, Vieira M das GS, Schaer-Barbosa H. Fatores preditivos de recidiva do carcinoma mamário axila-negativo. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de dezembro de 2002 [citado 24º de abril de 2024];48(4):499-503. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/2154

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL